Entenda como o brasil alcançou o terceiro maior mercado de pets no mundo


O Brasil é na atualidade o terceiro maior mercado do mundo em faturamento no setor pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido, de acordo os dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Entenda os dados de crescimento do setor

Atualmente o Brasil possui aproximadamente por volta de 132,4 milhões de animais de estimação, sendo que 22 milhões são gatos, enquanto a grande maioria que são os cachorros são em torno de 53 milhões, conforme dizem os dados do IBGE fornecidos pela Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.

Entregue dados tão importantes que nos traz a compreensão do sucesso de um dos negócios que mais expandem no Brasil: O mercado pet.

De acordo com as pesquisas seu faturamento está previsto em 20 bilhões de reais, com crescimento aproximado de 7,2% ao observar os anos anteriores, o mercado pet é um dos poucos setores que tem resistido a crise econômica.

Como o mercado de pets tem crescido tanto?

O que mais tem destacado esse mercado de outros setores é propriamente o comportamento dos donos de cada bichinho de estimação!

Através de observações realizadas nesses últimos anos no Brasil, os animaizinhos de estimação agora estão passando mais para dentro das residências, sendo que muito deles já possuem o status de membros da família.

Alguns deles sobem no sofá, outros dormem no quarto e dividem o espaço ambiente com crianças, todos esses animais passaram a ser muito bem tratados pelo os seus donos.

Os mercados pet em expansão

O grande ponto forte desse mercado é o setor de saúde dos animais, esse mercado tem crescido de uma maneira significativa por intermédio do grande avanço tecnológico, esse nicho vai avançar ainda na casa dos dois dígitos, a meta é que venha crescer em 15% em relação aos anos anteriores, sendo quase o dobro do mercado pet observando de uma forma geral.

Planos de saúde: Com os grandes avanços, a medicina veterinária está ficando muito mais cara que o comum, por isso, para facilitar a vida dos donos, o plano de saúde pet é uma opção cada vez mais acessível para quem possui um bicho de estimação.

Para os empreendedores da área

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) irá inserir em sua Pesquisa Nacional de Sáude – A PNS, que nada mais é que levantamento oficializado todos os anos com o número de animais de estimação no nosso país.

Essas informações irão auxiliar para que governo possa tomar de políticas mais direcionadas para a saúde do animal e simultaneamente dando total relevância para todos os nichos do setor, entregando ainda mais oportunidades de negócios e novas estratégias.

Todas essas novidades estão alocadas entre os 10 principais itens que compõem os gastos com animais:

  • Alimentação;
  • Veterinário;
  • Medicamento;
  • Vacina;
  • Banho;
  • Tosa;
  • Acessórios;
  • Hotel;
  • Creche;
  • Adestramento.