Tudo o que você precisa saber sobre estética de animais


Quem não quer ter um animalzinho de estimação em casa? Principalmente os casais que não querem ter filhos ou para famílias que já tem, a diversão é garantida.


Os últimos estudos de dados no Brasil apontam que, no país, há mais de 50 milhões de cães e 20 milhões de gatos, e por isso podemos entender melhor o sucesso do mercado de pet shop, no qual o faturamento anual que ano passado chegou a 20 bilhões de reais.

Esses números estão relacionados à mudança de comportamento dos donos.

É fato que, atualmente, é possível observar que os bichos estão ficando cada vez mais dentro de casa, tratados como membros da família.

E o mercado não para de crescer, popularizando até serviços como centro estético para animais.

Você já deve ter se deparado até com supermercados exclusivos para os bichos, com uma enorme variedade de produtos, como roupas, produtos para banho e tosa e até hotéis e clínicas com tratamentos comumente procurados por pessoas, que usam técnicas de fisioterapia e até acupuntura, salão de beleza e ainda creche para cachorro.

Nós humanos, por exemplo, com o decorrer dos anos e maior acesso à tecnologia, passamos a nos preocupar mais com a estética, descobrindo técnicas melhores e produtos milagrosos para a nossa beleza.

Logicamente, os pets também receberam novas possibilidades de cuidar da aparência.

Quais serviços podemos encontrar no mercado pet?

Vamos descobrir a seguir os principais serviços disponíveis no mercado para o nosso animalzinho que merece o seu dia de príncipe ou princesa.

O daycare cachorro, termo em inglês traduzido como dia de cuidados, é um serviço muito comum para aqueles cães ganhadores de concursos famosos, mas também para o nosso bichinho de casa, porém nem sempre aplicam técnicas seguras, pois usam chapinhas e clareamentos, o que pode danificar os pelos dos animais.

O ideal é sempre procurar profissionais capacitados em um centro estético para cachorro ou gato.

Dentes sempre brancos e bonitos, por exemplo, necessitam de técnica apropriada e bom trato na hora da escovação.

Vale lembrar que os cuidados devem ser os mesmos para nós humanos e para isso é sempre bom consultar um veterinário para saber exatamente quais os melhores produtos.

Os cuidados também se estendem às unhas, principalmente pelo fato de que a higiene e segurança do animal, fazem parte do bem-estar do bichinho já que pode machucá-lo.

Existem manicures para cães e gatos em diversos locais da cidade de São Paulo, como casas bem conhecidas de estética para cachorro na vila mariana, área central.

Nem sempre temos tempo, ou os cuidados suficientes, para tratar, de maneira adequada, o nosso bicho.
Estes centros de tratamento estético já oferecem serviços profissionais que não são mera futilidade.

Por exemplo, os spas oferecem momentos agradáveis e inesquecíveis e podem aliviar alguma situação recente de estresse.

A própria massagem estimula pontos especiais nos bichinhos, servindo como tratamento ou prevenção de algum problema físico.

Cirurgias plásticas também podem ser muito importantes para a saúde dos animais, como correção das pálpebras caídas, desenvolvida por algum problema ocular ou idade avançada, bem como remoção de verrugas que sangram e podem infeccionar futuramente.

Mas lembre-se, somente o profissional veterinário pode avaliar e aplicar corretamente estas técnicas.

O que preciso saber antes de contratar um serviço de pet shop?

Mas você deve estar se perguntando como saber se o pet shop onde você levará o seu bichinho é confiável e seguro? E quanto ao profissional que irá atendê-lo?

Agora que você sabe tudo sobre estética animal vamos listar aqui dicas valiosas para que você possa ir mais tranquilo ao estabelecimento mais próximo:

  • Cheque antes as dependências do local. Limpeza e organização são muito importantes;
  • Fique atento ao comportamento do seu bicho quando retornar ao mesmo pet shop. Se ele se recusar, algo pode estar errado;
  • Observe se os funcionários são realmente carinhosos com os animais. Qualificação apenas não basta;
  • Centros estéticos não podem indicar remédios, apenas veterinários com formação;
  • Pesquise sempre, entre amigos e sites de reclamação, sobre o estabelecimento que escolheu;
  • Observe se o profissional deixa o animal sozinho, pois justamente nesse momento algo errado pode acontecer;
  • Pergunte e confira se os produtos usados são próprios para animais;
  • Verifique junto ao profissional como o seu bicho se comportou e que dicas podem ser aplicadas em casa.

Todo animalzinho adora ser adulado, e tratamentos de estética animal, com certeza, podem ser uma excelente maneira de tirá-los da rotina e de cuidados com a saúde.