Conheça as vantagens de treinar e cuidar do seu cachorro


Sempre que se mencionam cachorros na conversa, rapidamente associamos com o dito popular: “melhor amigo do homem” e não há muito que discordar.

Esses parceiros caninos seguem a humanidade desde os primórdios, ajudando com caças em períodos pré-históricos, segurança e uma série de outras atividades.

Hoje em dia, os cães compõe uma boa parcela dos animais domésticos. E ainda que haja muitos cães em casas, é preciso ter consciência que cuidar de cachorro não é uma tarefa fácil!

Um cachorro não é brinquedo, ele tem vida, sentimentos e vontades!

Foge totalmente de qualquer conceito ético tratar cachorros e outros animais domésticos, como meros brinquedos que podem ser descartados a qualquer momento.

É, inclusive, muito comum as pessoas abandonarem seus animais, quando já estão grandes demais. Por essas razões, o mercado de comércio de cães pequenos veio crescendo.

Todavia, esses de pequeno porte são resultado de anos de cruzamento, entre várias raças de cães, com o intuito de obter um cachorro esteticamente bonito e compacto.

Mas, apesar de visualmente agradáveis, cães assim requerem muito mais segurança e cuidados, por terem um sistema imunológico mais delicado que os demais.

O mercado de compra de cachorros, apesar de não ser considerada uma infração, perpetua um preconceito crescente à respeito de vira-latas e cães sem raça definida.

Por essas razões, estatísticas mostram que muitos dos cães que moram em residências, são de raça.

Esse texto não tem intuito de pregar ódio a cães de raça mas, somente, de conscientizar as pessoas a serem mais ecléticas e levarem em consideração que estão se dando ao trabalho de cuidar de uma vida.

Muitas organizações também divulgam em veículos de comunicação, os benefícios da adoção consciente de cachorros – que inclui cães abandonados, de rua, sem raça definida, etc.

Cachorros têm vontades, medos e sentimentos. Cães se apegam com facilidade à donos carinhosos, que fornecem a eles abrigo e alimento, ao mesmo tempo em que, podem criar traumas com donos agressivos e abusivos.

Nunca se deve dar cachorros à crianças muito pequenas, principalmente filhotes. Crianças muito pequenas não têm consciência do uso da força, tampouco enxergam cachorros como seres vivos, por isso, é preciso atenção.

Quer adotar um cachorro? Aqui vão algumas dicas!

O primeiro passo para a adoção consciente, é avaliar seu próprio ambiente de habitação, assim como, avaliar suas faculdades psicológicas.

Pergunte-se: por qual razão quero adotar um cachorro? Cachorros são ótimas companhias, isso é inegável, todavia, também precisam de atenção e são suscetíveis a males como depressão e hiperatividade.

Se você fez sua pergunta e acha que é por pura vontade, então é melhor reconsiderar. Se for por necessidade ou por achar que tem capacidade de cuidar, e fornecer uma vida boa, então siga em frente. Leve em consideração também o adestramento!

Conheça cães “profissionais”

Atualmente, os cães possuem grandes papéis em órgãos, como a polícia. O cão farejador é um exemplo de cão com adestramento.

Esses cães são responsáveis por farejar, graças a seu ótimo olfato, substâncias estranhas em aeroportos e vários outros lugares.

O pastor alemão, considerado uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, é comumente usado como cão farejador pela polícia.

Existem também cães que auxiliam na vida de pessoas com deficiência, como os cães guia. Esses cães, são responsáveis por “substituir” a visão que foi perdida pelas pessoas, ajudando-os a se locomover.

São treinados por ONGs e disponibilizados para aluguel ou compra. Também são disponibilizados para aluguel os cães de guarda.

Esses cães são treinados por profissionais, pois muitas pessoas não sabem como aplicar o adestramento adequado para cães para essa finalidade.

Seu propósito é garantir a segurança de construções e imóveis desocupados. Costumam ser treinados pastores alemães, por sua inteligência e força, todavia, não existe nenhuma restrição sobre quais raças podem ser cães de guarda.

O aluguel de cães de guarda, costuma ter preços que variam dos trinta reais até os cem reais, por dia.

É necessário extremo cuidado ao lidar com cães. A maneira que são cuidados influência muito em sua personalidade. Não é recomendável deixar cachorros sozinhos por longos períodos de tempo, principalmente para aqueles que moram sozinhos.

Existem hotéis para cães, que cumprem o papel de cuidar do amigo canino durante viagens e qualquer período de tempo prolongado pelo qual o dono precise ficar fora.

As pessoas que trabalham nesses lugares, são profissionais precisam ter realizado cursos para cuidar de cães. O curso para Pet Sitter, tem um valor que varia de R$350,00 até R$600,00 e capacita a pessoa para cuidar do seu animal.