Xô água? Confira essas dicas de cuidados com gatos!


Ter um animal de estimação em casa é tudo de bom, deixa o ambiente mais alegre, mais leve, faz companhia ao dono e nutre um amor sincero por todos aqueles que fazem parte da família.

Até os gatos, que têm uma personalidade mais independente e forte, sabem amar os seus humanos, claro que do jeito deles.

Esses felinos, de olhares marcantes e cativantes, possuem 244 ossos e 512 músculos. Sua capacidade física e sentidos afiados lhes dão agilidade, rapidez e flexibilidade, fazendo vários movimentos como, por exemplo, levar a cabeça até as patas de posteriores.

Além disso, as características das patas facilitam no andar sorrateiro dos bichanos, sem que eles façam um único ruído e, ainda, possuem um equilíbrio notável.

Para não gastar as unhas, os gatos normalmente as retrai, porém em um pet shop há produtos para cuidar das unhas deles.

Caso o dono deseje, as lojas oferecem um serviço de esmaltação de unha em que, além de pintar, decoram com desenho ou com glitter.

Também tem a opção de unhas postiças, craws, que impende o felino de arranhar os móveis. No cuidado consigo mesmo, os felinos não se descuidam. Sua higiene é muito eficaz.

Um lugar ideal para ver os gatos pulando e brincando é no espaço pet. Ao observar eles pulando nem imaginamos a capacidade deles de salto.

Eles conseguem saltar até 5 vezes o seu tamanho corporal, atingindo um salto de 2 metros. Na queda, não sofrem muitos impactos porque sabe articular seu corpo, utilizando a cauda, atingindo bem rápido o ponto de equilíbrio. Em sua boca, possuem 30 dentes divididos em:

  • 4 caninos;
  • 12 dentes incisivos;
  • 14 molares.

Os gatos têm um corpo e dinâmicas fascinantes, tanto que no Antigo Egito eram adorados, porque eram sinais de sorte e proteção à casa.

Mesmo hoje eles são muito bem cuidados e tratados, em caso de qualquer estranheza procure uma clinica veterinaria de confiança e averigue o que pode estar acontecendo. Todo cuidado é pouco!

Saiba dicas de cuidados para os gatos

Quem tem gato sabe que, assim como outros PETS, requer cuidados essenciais para uma qualidade de vida melhor. Segue algumas dicas para o cuidado com:

  • Bolas de pelo;
  • Vermes;
  • Pelo saudável;
  • Castração.

Para evitar aquelas bolas de pelo que os gatos expelem, o ideal é que faça uma escovação diária em seu pelo.

As bolas de pelo podem ser prejudiciais aos bichanos, pois ao ingerir, devido sua língua áspera, pode inibir o apetite, dar prisão de ventre e, em casos mais graves, pode obstruir o intestino, recorrendo a Cirurgia em Animais para corrigir o problema.

Para proteger dos vermes é preciso fazer a vermifugados. Nos filhotes deve ser aplicado depois dos 15 primeiros dias e reaplicar após 2, 4, 8 e 12 semanas e deve-se administrar mensalmente até que completar 6 meses. Nos gatos adultos de 4 meses ou mais, porém depende de como ele vive e, também, precisa de um reforço a cada 15 dias.

Para manter a pelagem do gato saudável o ideal é que o felino só tome o “banho de gato” com intervalos de 2 meses para pelos longos e 4 meses para pelos curtos.

Mas não deixe seu pet sem banho, pois pode acumular problemas dermatológicos, um bom Banho e tosa gato pode resolver a situação e evitar complicações.

A castração ajuda o gato ter uma saúde melhor, evitar comportamentos estranhos, marcação de território (mijo), miados extremos e elevados na época do cio, doenças, controle populacional em relação aos gatos de rua, entre outros benefícios.

Caso fique inseguro em deixá-lo sozinho em casa, procure um Espaço day care para pets, pois essa instituição é uma creche que garante toda a segurança e cuidado que o seu bichinho precisa.

Felicidade dos bichanos, como perceber?

Por serem de natureza mais reservadas, os gatos dão a impressão de terem corações gelados em relação aos seus donos, mas isso é um engano! Vejas algumas dicas para perceber o quanto seu felino aprecia sua companhia.

O ronronar de um gato é um sinal de alegria, pois quanto mais estridente ele for, mas feliz ele está; os sons mais agudos podem sinalizar carência.

Quando eles estão descansando e fecham os olhos bem apertados, isso é sinônimo de sono e de felicidade. Às vezes, ele pode se pendurar em volta do seu pescoço, isso, também, é demonstração de afeto.

Eles também podem lamber os donos, saiba, que ao fazerem isso estão demonstrando confiança e um ótimo relacionamento com o dono.

Os gatos são pets misteriosos e dificilmente sabemos o que ele pode estar pensando ou querendo, são sutis e têm seu próprio tempo. Contudo, se prestar um pouco mais de atenção verá o quanto são amorosos com quem ama.