4 serviços para a qualidade de vida do seu cachorrinho

cachorrinho

Hoje, o cachorrinho são, muitas vezes, parte da família. Vivem dentro de casa e têm todos os cuidados necessários. Por conta disso, cada vez existem mais serviços especializados para ele.

Desde aqueles mais luxuosos até os mais simples, esse é um dos mercados que cresce a cada ano.

Neste artigo, você vai encontrar como funciona quatro tipos de serviços voltados para os animaizinhos. 

1. Creche de cachorro

Muitas pessoas precisam ficar muito tempo fora de casa e acabam se preocupando com o tempo que precisarão deixar o cachorrinho sozinho.

Por isso, surgiu o serviço de creche de cachorro. Assim como a creche comum, que conhecemos, esse tipo de local cuida dos animais enquanto os donos trabalham, oferecendo diversas atividades e vantagens. 

Além disso, ao contrário do que imaginamos, a rotina e as atividades educativas são muito importantes para os animais domésticos. Isso faz com que eles fiquem menos estressados e mais felizes.

Outra vantagem é que eles acabam fazendo amizade com outros cãezinhos e se sentindo menos sozinhos. 

Existem diversos tipos de creches, tanto as integrais quanto as de meio período.

Hoje, inclusive, existem também casas que abrigam cachorros quando os donos vão viajar. 

É importante que, caso o cachorrinho tenha alguma especialidade, como doenças, alimentações específicas e necessidades especiais, as creches precisam ser avisadas. Assim, algumas das vantagens desse serviço são:

  • Seu animalzinho gastará bastante energia; 
  • Será melhor disciplinado; 
  • Apresentará comportamentos mais educados e tranquilos; 
  • Será bem cuidado.

2. Hospital veterinário

Outro serviço que existe para os bichinhos é o hospital de cachorro, gato e outros animais.

Inclusive, há, também, hospitais públicos para esse tipo de atendimento. Um dos exemplos é o Hospital Veterinário Público de São Paulo. Lá, eles realizam os seguintes procedimentos: 

  • Consultas;
  • Cirurgias;
  • Exames;
  • Medicação;
  • Internação.   

Existem, também, os hospitais particulares. Normalmente, todos eles oferecem esse tipo de serviço e atuam muito mais em casos de emergência do que em tratamentos em si.

Porém, há algumas exceções. Uma delas é o hospital veterinário do câncer. Voltado para oncologia do munto PET, essa área está em constante crescimento. 

3. Clínica veterinária

Diferente dos hospitais, a clinica veterinária é voltada apenas para consultas de animais.

Assim, é possível levar o bichinho para exames de rotinas, periódicos ou por alguma doença que não necessite de tanta urgência. 

Por outro lado, existe também a clinica veterinaria 24 horas, que é como um hospital, mas que, às vezes, não tem todos os recursos necessários.

Em geral, pronto atendimento, internações e exames podem ser feitos nas clínicas. Já cirurgias mais sérias e tratamentos graves, nem sempre.

O importante, mesmo, é conhecer algumas dessas clínicas para momentos necessários. 

Aliás, alguns sintomas que você deve prestar atenção se os seus bichinhos para saber se é necessário levá-los à uma clínica são: 

  • Perceba se ele está mais quietinho que o normal; 
  • Perceba se está comendo menos; 
  • Preste atenção se ele estiver mais manhoso; 
  • Toque nele devagar para procurar algum indício de dor.

4. Adestramento de cachorrinho

Por fim, existe, também, os serviços de adestramento de cães. Muito procurados, o objetivo desse tipo de atividade é ensinar bons modos e diversos comportamentos para o cachorrinho.

Feito por profissionais, também acaba sendo muito vantajoso para os cachorros, que aprendem novas maneiras de socializar.

Com o adestramento, aquele desejo de que o cachorrinho obedeça aos comandos de “senta”, “fica”, “deita” e “dá a patinha” pode ser alcançado.

Isso melhora, até mesmo, o relacionamento com a própria família. Se o lar for em um apartamento, ainda mais, já que tem menos espaço voltado para a diversão.

Porém, o adestramento não serve apenas para deixar o animal mais educado.

Ele também proporciona a prática de exercícios físicos ao animal e melhora sua concentração.

Isso tudo evita problemas cardíacos, doenças e até mesmo depressão, que os bichinhos também têm. 

Para finalizar

Cuidar de animaizinhos de estimação, seja ele qual for, precisa de muita responsabilidade.

Portanto, conhecer bem os serviços voltados para essa área pode facilitar a vida dos donos.

Além disso, é uma ótima opção para a qualidade de vida e a felicidade do animal, principalmente aqueles adotados após terem passado por maus tratos. 

É necessário lembrar que profissionais dessa área são os mais indicados para todos esses serviços e podem cuidar ainda melhor dos nossos companheiros de estimação.