
Não há nada melhor para alegrar um ambiente do que ter um bom e carinhoso pet de companhia. Seja ele um gato ou um cachorro (ou até mesmo réptil e ave), sempre é bom ter um mascote para receber aquele carinho inesperado.
Entretanto, uma dúvida que muitos possuem é em relação à saúde do animal. Afinal de contas, eles não conseguem falar abertamente se estão sentindo algo errado. É normal que eles só deixem transparecer um problema quando for tarde demais.
Sendo assim, como seria possível manter a saúde dos animais de maneira a evitar doenças em geral?
Digo tranquilamente que do mesmo jeito que nós, através da alimentação. Por isso, é possível contar com vários cursos online de cuidador de pets e até de adestramento que abordam o assunto.
Hoje, gostaria de falar sobre um dos pontos centrais da saúde do seu bichinho de uma maneira que seja simples entender o conteúdo e ainda garantir que haja um maior cuidado em geral para manter uma boa convivência.
O assunto de hoje é sobre escolher entre alimentação natural ou alimentos industrializados. Qual escolher?
Vamos tirar essas e várias outras dúvidas agora.
Vamos conferir?
Alimentação natural ou industrializada: qual a melhor opção para o pet?
Uma pergunta que eu ouço bastante é: cachorro pode comer abacaxi?
Isto me instigou a criar este conteúdo, que fala mais sobre o que você está oferecendo e menos sobre a origem em si.
Por exemplo, o abacaxi em si tem a garantia de ser livre de conservantes e outros produtos lesivos a nós. Além de ser uma delícia, possui muitas vitaminas e minerais, o que é ótimo.
Mas você já cortou a boca ou as mãos com o ácido do abacaxi? É um leve incômodo e que dificilmente gera uma consequência mais séria.
Entretanto, leve em conta um ser humano adulto e um cachorro pug ou outro de pequeno porte. Muitas vezes esquecemos que algumas gramas que para nós seriam uma pequena porção em um prato, seria uma refeição completa para um cão.
O excesso de ácido do abacaxi, por exemplo, pode causar sérias lesões no trato intestinal do seu pet. Entretanto, pequenas porções podem ser benéficas. Desde que não sejam repetidas com muita frequência.
Vantagens da comida natural para o pet
Primeiramente é fácil ver que uma alimentação natural costuma ser livre de muitas substâncias que podem ser prejudiciais a qualquer um. Isto é um fato ainda mais forte quando levamos em consideração os ingredientes artificiais.
Ou seja, na natureza você não vai encontrar uma comida cheia de corantes ou aromatizantes. Os que existem são próprios do alimento e costumam indicar a presença de substâncias extremamente positivas.
As fibras, por exemplo, são encontradas em maior quantidade em alimentos integrais, sem processamento. E são ótimas para ajudar em todo o trato intestinal do animal.
Você mesmo pode notar que cães e gatos costumam comer grama para limpar o trato digestivo quando se encontram enjoados ou intoxicados. Mas é importante notar que às vezes eles ingerem plantas venenosas, que podem infelizmente causar danos.
A alimentação natural também ajuda a evitar o sobrepeso, sem contar que é uma excelente fonte de proteínas. O animal fica mais ativo e come em menores quantidades, já que a saciedade chega mais rápido e dura mais tempo.
Entretanto é importante levar em consideração que animais não são tão onívoros como nós. Tentar criar um cão ou gato, animais que se alimentam predominantemente de carne, somente com vegetais, será um problema.
Principalmente pela falta de proteína e gorduras, que são necessárias em maior quantidade.
Assim como muitas substâncias naturais que para nós são boas, para eles são bastante perigosas.
Então, antes de oferecer qualquer coisa, por mais natural que seja, procure saber se é tóxica para o seu pet.
Vantagens da alimentação industrializada
Pode parecer absurdo falar que existe uma vantagem neste tipo de alimentação. Entretanto, não é bem assim.
Uma alimentação baseada em alimentos industrializados não é 100% proibida. Imagine você ser forçado a fazer uma dieta de salada a vida inteira, seria confortável?
Ter uma refeição diferenciada não seria exatamente um grande problema se fossem resguardadas as devidas proporções. Exagero é ruim sempre, e nunca deve ser cometido.
Na verdade, existem até mesmo vários tipos de pet que precisam de uma ração especial para manterem níveis corretos de vitaminas e proteínas.
Assim como em um supermercado, é possível encontrar vários locais onde você tem uma opção de alta qualidade e outra de baixa qualidade. Esperar grandes coisas das rações de baixa qualidade é um tanto quanto contraditório.
Lembrando, o melhor alimento não significa exatamente o mais caro. Pode ser possível ter excelentes resultados com produtos de valor médio, mas lembre-se que a qualidade vai ter sim o seu preço.
Alguns petiscos podem ter valores calóricos aumentados, assim como a sua quantidade de sódio e aromatizantes. Ou seja, dependendo da quantidade isto deixa de ser uma boa ideia.
Mas em pequenas porções é ideal para alguns objetivos práticos. Em vários cursos online com certificado de adestramento, você será orientado a utilizar este tipo de alimento para estimular o animal.
Sendo assim, é importante levar em conta alguns fatores, como por exemplo se este é um alimento próprio para cães ou para gatos. Lembrando que gatos são mais susceptíveis a problemas renais.
E se a situação passa para outro tipo mais exótico de pet como lagarto ou ave, pode ser que não haja nenhum interesse.
Considerações finais
A palavra para resolver esta situação é moderação. Saiba que tudo demais faz mal, e é possível se intoxicar até mesmo com substâncias que normalmente são benéficas.
Faça uma alimentação balanceada, com quantidades fixas e com hora marcada.
Na dúvida, procure um profissional da veterinária. Este é o tipo correto de profissional para resolver os seus principais problemas de acordo com a espécie, raça e características físicas de cada animal.
Mas fique à vontade para perguntar o que quiser aqui. Estamos à disposição para te ajudar no que for possível.
Até a nossa próxima dica incrível para o seu pet!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.