Você sabe os cuidados necessários para ter um animal silvestre?


Para se ter animais silvestres de forma legalizada,é preciso checar se o criadouro que está vendendo o animal possui autorização do Ibama.

A venda de animais  pode ser uma atividade ilegal caso não seja proveniente de algum lugar que possua o licenciamento.

A partir do momento que o animal está de forma irregular, não é mais possível voltar atrás e legalizar a situação dele.

A não ser que ele seja devolvido e então  remanejado para um centro de habilitação, zoológico ou um criadouro. A partir daí, dá-se início a um novo processo.

A venda e criação não autorizada de animais silvestres pode acarretar em multas.

Ter animais silvestres como bichos de estimação é uma atitude ilegal com base na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. que torna proibida a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres, prevendo uma pena de prisão de seis meses a um ano.

O Brasil é um dos países que mais possui animais exoticos venda de forma ilegal, contribuindo com cerca de dez por cento dos bilhões de dólares que são arrecadados em decorrência dessa atividade.

Isso porque o país possui uma biodiversidade enorme, com uma grande variedade de espécies como peixes, aves, insetos, mamíferos, anfíbios, entre outros.

Além disso, a fiscalização desse tipo de atividade ainda é muito falha no país, e não há uma punição rigorosa. Um exemplo é quando um traficante é preso em flagrante portando diversos animais, mas consegue liberação de forma simples ao pagar uma fiança.

Assim, repetem o crime diversas vezes. Para que uma pessoa crie um animal silvestre, ela precisa comprovar que possui conhecimento, espaço suficiente e também todos os materiais que garantem o cuidado desse animais.

Os animais silvestres podem apresentar riscos ao seu dono que não esteja cuidando da maneira correta, além de ser uma ameaça também a quem vive ao redor.

O que é o Ibama ?

O Ibama é o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Dentre as suas principais funções estão:

  •  Atuar em território nacional com o poder de polícia ambiental
  • Executar ações ambientais que compõem as políticas nacionais
  • Realizar licenciamento ambiental com cobrança de taxa de licenciamento
  • Realizar o controle de qualidade ambiental
  • Fiscalizar e autorizar a utilização de recursos naturais
  • Realizar o controle e monitoramento ambiental
  • Editar  as normas e padrões de qualidade ambiental
  • Realizar e executar campanhas educacionais voltadas para a preservação do meio ambiente
  • Elaborar sistemas de informações relacionadas ao meio ambiente.

O que é um animal silvestre?

Diferentemente de um animal doméstico, os animais silvestres não possuem o costume de viver próximo a pessoas.

Dessa forma, vivendo em um criadouro irregular, o anima corre o risco de perder a sua identidade., sofrer de  solidão, além de enfrentar dificuldades para se reproduzir.

O espaço físico insuficiente e os alimentos inapropriados também são fatores muito prejudiciais aos animais silvestres.

Por fim, eles estão sujeitos a se contaminarem com doenças que são de pouca gravidade para os seres humanos, mas que no caso de animais, podem levar a morte.

Os animais silvestres mais comercializados tanto no Brasil quanto no exterior são as araras, periquitos, micos, tartarugas e tucanos.

Segundo dados do  Ibama, mais de noventa por cento dos animais silvestres são mortos após  serem retirados de seu habitat natural e os animais que são mais dóceis são os mais comercializados..

Todo animal exótico deve possuir anilha ou microchip. A anilha é um anel muito usado nas aves que prende em suas patas. Por outro lado, o microchip é um dispositivo  pequeno que é implantado na pele do animal.

Tanto a anilha quanto o microchip possuem um número que possibilita fazer a identificação do animal. Para conseguir vender de forma mais fácil, muitos traficantes giram os micos até eles ficarem tontos para fingir para o comprador que o animal é manso.

Alguns outros traficantes judiam de pássaros, chegando os animais e cortando suas asas as suas asas para evitar a fuga. Há também aqueles que ainda arrancam os dentes e serram as garras dos animais para que eles se tornem menos agressivos.

Tudo isso é uma maneira de enganar o consumidor e fazer com que eles se sintam seguros com a compra. Por isso, é importante pesquisar e checar todos os detalhes e a autorização do Ibama antes de adquirir um animal silvestre.