Benefícios da higiene para a saúde dos pets


Banho e tosa de animais de estimação está em voga, mas você sabe porque tais procedimentos são necessários para a saúde do seu pet, além de deixa-los bonitos?

Em termos gerais, um animal de estimação limpo é um animal de estimação feliz. Sem pelos nos olhos, pele limpa, unhas cortadas e dentes higienizados, tudo contribui para um animal de estimação mais confortável e com melhor comportamento.

Mas efeitos colaterais adversos e graves ocorrem quando os cuidado com os animais de estimação são negligenciados. Se não forem atendidas regularmente as necessidades de cuidados do animal, uma variedade de questões podem levar às contas caras da clinica veterinaria animais e um comportamento difícil ou até agressivo do animal.

Problemas de saúde gerados pela falta de cuidados com os pets

Pelo longo é o culpado de uma variedade de problemas de pele e desconforto. O cabelo pendurado sobre os olhos do animal pode restringir a visão, limitando a capacidade e o comportamento do animal. Quando o cabelo comprido não é escovado e lavado regularmente, os animais de estimação costumam sofrer com os pelos emaranhados e podem deixar seu animal de estimação com peso extra.

O emaranhado dos cabelos pode ser doloroso e causar muitas condições de pele. As bolas de pelos restringem o fluxo sanguíneo, puxando firmemente a pele de um animal de estimação e tornando doloroso um simples toque. Em alguns casos, o emaranhado de pelos pode ser tão severo que restringe o movimento do corpo, levando à deformidade.

Unhas crescidas podem ser muito dolorosas; com longas unhas crescendo nas almofadas das patas causam infecção grave. Unhas compridas podem fazer com que os dedos do seu animal se dobrem e criem uma desfiguração ambulante.

Além desses fatores da falta de cuidado, a escovação irregular leva a um revestimento extra de pelos, fazendo com que o animal sofra estresse por calor. 

As sementes de grama não serão facilmente detectadas se você não trabalhar com as mãos, pois as sementes de grama não detectadas podem levar a abscessos e infecções graves. Não é inédito para um animal de estimação perder um olho devido a uma semente de grama não detectada.

Pulgas, carrapatos, assim como os ácaros são alguns dos parasitas mais comuns que podem ser fatais para o seu animal de estimação e prosperam em corpos sujos e não tratados.

A doença dentária pode levar ao mau hálito, perda de dentes, apetite reduzido e, se não tratada, pode causar danos aos órgãos como o coração, fígado e rins do animal.

Todos esses problemas podem ser prejudiciais ao bem-estar mental do seu animal de estimação, devido ao desconforto e à dor que eles podem causar. Atendendo regularmente às necessidades de cuidados do seu animal de estimação em um hospital para animais, você pode otimizar a saúde física e mental do seu animal.

Benefícios com os cuidados regulares dos pets

Os benefícios dos cuidados de higiene com os animais de estimação incluem:

  • Bem-estar físico e mental;
  • Risco reduzido de infecções;
  • Menos estresse quando for ao banho e tosa;
  • Aumenta a sociabilidade com tosadores e médicos veterinários;
  • Menos idas ao pronto socorro para atendimentos de urgência.

Não basta ir apenas à casa de ração e alimentar o seu cão. Os cuidados com a higiene são fundamentais. Um animal de estimação limpo e que cheira bem o tempo todo, além de seu melhor amigo, estará livre de desconforto, se sentirá feliz e se comportará de forma adequada.

Uma higienização adequada diminui o risco de infecções nos olhos, ouvidos, pele, dentes e unhas, garantindo que seu animal esteja livre de dores e doenças!

Verificações fáceis do veterinário no hotel para caes, deixará seu animal de estimação mais confortável e acostumado a ser manuseado, especialmente ao redor do rosto, pés e cauda (regiões de grande sensibilidade). Isso significa menos estresse para todos os envolvidos.

O aumento da sociabilidade, como a higiene regular, torna-se uma experiência positiva e fácil para você, para o profissional de saúde e para o seu animal de estimação. Além disso, as contas médicas serão mais baixas, pois a limpeza regular evitará doenças e pegará muitos problemas de saúde antes que se tornem uma emergência.

Enfim, tratadores treinados de banho e tosa leva e traz têm uma vasta experiência em cuidados com animais e uma paixão por fazer seu cão parecer o melhor de todos. Pense nisso!