Os animais de estimação são os grandes amigos das pessoas, pois independente do momento ou situação, o animal está sempre presente para dar alegria e felicidade.
Cães e gatos são os mais escolhidos pelos indivíduos, por conta do nível de fofura e por questões de preferência.
Antes de iniciar um processo de adoção de um pet é muito importante conversar com as pessoas, caso more com a família. Saber se todos concordam com a chegada do animal é um fator relevante porque o bichinho necessita de carinho, amor e atenção para viver bem.
Preparar um espaço para o animal ficar e o seu orçamento financeiro é essencial, pois o pet precisa de alguns cuidados específicos, consultas com o veterinário, alimentação, medicamentos e outras questões que exige dinheiro.
A organização financeira permite que o tutor cuide do seu amiguinho com conforto, segurança e sem contrair dívidas.
Cuidados importantes com os pets
A higiene animal é tão importante quanto a nossa, pois as condições de limpeza estão diretamente relacionadas à saúde. Desde o básico banho até o controle de pulgas e higienização dos dentes, os donos precisam estar atentos com as condições de limpeza do seu animal.
Os serviços de banho e tosa, por exemplo, podem ajudar as pessoas que não tem tempo ou sentem muita dificuldade em fazer a higiene do seu pet em casa.
Há estabelecimentos especializados em pet banho e tosa, os profissionais com o seu conhecimento e experiência colocam em prática técnicas para acalmar o animal.
O banho permite limpar todo o pelo do bicho e assim evitar o surgimento de doenças de pele, carrapatos e pulgas.
Os cuidados podem variar conforme a pelagem do animal, por exemplo, cães que tem pelo longo deve ser escovado com mais frequência, há raças que precisam de uma atenção especial nos olhos, entre outras questões.
A regularidade dos banhos pode variar conforme a raça, pois diferente dos humanos, os animais não necessitam de banho diariamente.
A tosagem é muito importante para dar um respiro a pele, ajuda no bem-estar e melhora a estética do pet. O período de tosa pode variar conforme a raça.
Os cuidados básicos que o dono precisa ter com o seu pet são:
- Alimentação;
- Castração;
- Vacinação;
- Brincadeiras e passeios;
- Visitas ao veterinário;
- Banhos e escovação;
- Higiene bucal;
- Controle de parasitas.
Estes são os principais que o tutor deve ter atenção para garantir qualidade de vida, saúde e muita alegria ao animal.
A relevância das consultas veterinárias
Levar o seu pet regularmente ao veterinário é essencial para saber como ele está de saúde. O profissional pode solicitar alguns exames para analisar de modo minucioso e assim elaborar um diagnóstico completo.
Alguns veterinários possuem seu próprio consultório ou podem trabalhar em uma clínica veterinário 24 horas, local especializado em atendimentos emergenciais, internações, consultas, centro de diagnóstico e laboratório de exames, terapia, entre outras necessidades.
Com estas opções de serviços, o indivíduo consegue garantir os cuidados do seu animal, além de conseguir solucionar problemas emergenciais, já que o local funciona 24 horas.
Para cuidar dos felinos, os veterinários solicitam alguns exames laboratoriais para gatos:
- Eletrocardiograma;
- Exame de urina;
- Hemograma;
- Função hepática;
- Ultrassonografia abdominal;
- Exame sorológico FIV (AIDS) e FeLV (Leucemia);
- Exame coproparasitológico (Fezes).
Com esta série de exames, o veterinário pode fazer uma análise completa e assim elaborar um diagnóstico completo a respeito da saúde do gato.
Pesquisar os valores de cada exame é o modo de encontrar um preço que cabe no seu orçamento e assim cuidar do seu bichinho.
O raio X gato, por exemplo, é um dos mais solicitados pelos médicos veterinários para fazer uma avaliação da estrutura óssea, intratorácicas e articulares.
Este exame é utilizado nas regiões do abdômen, crânio, coluna vertebral, músculo esquelético e tórax, áreas em que o animal pode ter incômodos.
Investimento diferenciado
Uma tendência que tem ganhado adeptos é a festa de cachorro para comemorar mais um ano de vida do animal. Dedicar parte do capital e seguir algumas dicas pode garantir um bom resultado.
Para uma boa festa é preciso:
- Escolher um local espaçoso;
- Música em volume baixo;
- Petiscos para os convidados;
- Deixe a decoração longe do alcance dos animais;
- Um belo bolo com formato de osso.
Estes são alguns elementos que podem tornar o evento muito interessante, divertido para os convidados (pets) e assim é possível comemorar mais um aniversário do seu bichinho.
Portanto, escolher um bom pet shop banho e tosa, investir em uma alimentação balanceada, passeios e dedicar muito carinho e amor é o segredo para o seu animal viver bem e feliz.