Quais frutas e vegetais são seguros para cães?


Muitos pais de pet se perguntam se o cachorro pode comer laranja, afinal, sabemos o quanto é difícil resistir à carinha do nosso amigo de quatro patas quando estamos comendo. Porém, é necessário tomar cuidado com o que é seguro de oferecer para eles. 

Existem frutas e vegetais que são benéficos ao cachorro. Por exemplo, a abóbora e a cenoura são super nutritivas, e frutas como banana, maçã e melancia são ótimas opções, desde que oferecidas sem sementes. 

Frutas são fonte de muitas vitaminas, entre elas está a vitamina C e o cachorro pode comer laranja para absorver essa vitamina, desde que sem casca, semente e a parte branca dela. Laranjas são fontes de hidratação, fibras e potássio, por isso incluir na dieta do seu pet pode ser uma boa pedida.

Benefícios de oferecer frutas e vegetais aos cães

Oferecer frutas e vegetais garantem complemento à dieta dos cães, já que esses alimentos são fontes naturais de vitaminas, minerais e fibras. Com isso, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, controle de peso, saúde digestiva, hidratação e, até mesmo, a saúde oral do bichinho.

No entanto, é importante lembrar de sempre consultar um veterinário antes de introduzir um novo alimento a dieta do seu cão, principalmente se ele já tiver algum problema de saúde ou restrição alimentar.

Lista de frutas e vegetais seguros para cães

As principais frutas que podem ser consumidas pelos cães, de forma segura para a sua dieta, incluem a laranja, banana, maçã, morango, pêra, melancia, melão, manga, kiwi, mamão, mirtilo, caqui e o coco.

Enquanto isso, os vegetais seguros para oferecer ao seu pet incluem a cenoura, abóbora, brócolis, chuchu, batata cozida, vagem, batata doce, inhame, ervilha, couve-flor, abobrinha, berinjela, pepino e quiabo. 

Frutas e vegetais não recomendados para cães

Apesar de cheias de nutrientes e benéficas à saúde, algumas frutas não podem ser oferecidas aos cães, pois causam risco de intoxicação ou, até mesmo, podem ser fatal. Exemplos de frutas que não devem ser oferecidas ao cachorro incluem a uva, abacate, carambola, cereja, ameixa.

Alguns vegetais também podem trazer malefícios para seu cão e prejudicar seu bem-estar, causando intoxicação alimentar, desconforto abdominal e até desencadear algo mais grave. Os vegetais proibidos para os cães incluem cebola, batata crua, alho e alho-poró.

Cachorro pode comer laranja?

Sim, cachorro pode comer laranja! É uma fruta rica em vitamina C, é fonte de hidratação, cheia de potássio e fibras. Devem ser oferecidas sem casca, sem sementes e sem a parte branca da laranja.

Apesar dos benefícios devem ser oferecidos em pequenas dosagens, uma vez que é um alimento com muito açúcar e ácido, pode causar problemas intestinais e, até mesmo, sobrepeso no animal. Portanto, o cachorro pode começar laranja, mas com moderação.

Como preparar e oferecer frutas e vegetais para o seu cão

Agora que você já sabe quais frutas e vegetais seu melhor amigo de quatro patas pode ingerir, saiba como você pode oferecer esses alimentos de forma segura e saudável para o seu cachorro. 

Primeiramente deve-se procurar um veterinário para ele fazer um cardápio adaptado. Higienize bem as frutas e os vegetais, leve todo resíduo que ficar no alimento. Descasque e corte em pequenos pedaços para não ter risco de engasgo. Você pode dar como um petisco ou parte da refeição, a depender do que o veterinário recomendar.

Alguns vegetais como cenoura e brócolis podem ser servidos crus, mas o restante deve ser cozido levemente para facilitar a digestão. Evite temperos como pimenta, sal, alho, óleo, sempre sirva da forma mais natural possível.

Como fazer uma dieta balanceada para cães

Toda alimentação saudável deve ter: Proteína de qualidade, gorduras saudáveis, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais, uma boa hidratação, equilíbrio e moderação. É recomendado buscar um veterinário ou nutricionista animal ao planejar essa dieta para o seu cão, especialmente se ele tiver necessidades nutricionais específicas para ele, por conta de restrição alimentar ou qualquer problema de saúde que ele apresente. 

Inclua frutas e vegetais nessa dieta, principalmente na época de calor que eles sentem mais dificuldade em se alimentar, ofereça frutas geladas, água de coco e vegetais. Além de ajudar o bichinho a se refrescar, você irá contribuir para uma ótima alimentação do seu cão.

E, caso precise, você pode contar com a DrogaVet para cuidar da saúde do seu doguinho! Agora que você já sabe quais frutas e vegetais seu cachorro pode consumir, assim como todos os benefícios disso, não precisa mais resistir à carinha dele!