Um animal de estimação pode ser um companheiro leal à medida que envelhece, principalmente se você mora sozinho ou não tem contato regular com amigos e familiares. Por esse motivo, não é incomum decidir manter um animal de estimação — ou adquirir um pela primeira vez — mais tarde na vida.
Benefícios para a saúde
Além da alegria de ter um gato ou um cachorro, os animais de estimação podem ter um efeito benéfico na saúde e bem-estar das pessoas.
Isso ocorre porque, simplesmente acariciar um animal de estimação ou assistir o peixe nadar pode ajudar a relaxar, reduzindo assim a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Possuir um animal de estimação pode, ainda, reduzir o colesterol, reduzindo o risco de ataque cardíaco. Além disso, os animais de estimação podem ajudar a aliviar a depressão, além de reduzir a solidão e o isolamento.
No entanto, isso é verdade para alguns animais de estimação mais do que outros.
Por exemplo, passear com um cachorro não apenas ajuda a manter a forma, mas também dá mais oportunidade de conhecer novas pessoas enquanto você está na rua. Além disso, muitos se sentem mais seguros quando estão andando ou compartilhando a casa com um cachorro.
Não há dúvida de que manter qualquer tipo de animal de estimação pode ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes. Mas essa é uma via de mão dupla, pois as pessoas devem ter a responsabilidade de cuidar bem deles também.
Então, se você está pensando em adotar um animal de estimação, que veio de um hospital veterinario publico, ou já o tem, faz sentido planejar o futuro para que você possa lidar com quaisquer despesas inesperadas e saber que seu animal de estimação será bem cuidado se suas circunstâncias mudarem.
Como escolher um animal de estimação?
Caso você deseje obter um animal de estimação, pense cuidadosamente sobre qual deles melhor se adequa ao seu estilo de vida.
Afinal, diferentes pets requerem diferentes níveis de cuidado como:
- Um cão precisa de exercícios regulares;
- Aves e pequenos animais devem ser limpos regularmente;
- Coelhos e porquinhos da índia demandam atenção especial;
- Gatos precisam de pouco mais do que refeições regulares e carinho;
- Coelhos precisam de espaço e alimento adequado.
Quais são os custos de assistência para pets?
Também é fácil subestimar quanto vai custar para manter um pet, entre ração, remédios, vacinas, Creche para animais de estimação e consultas. As contas do veterinário são outra despesa significativa. Por esse motivo, é aconselhável fazer um seguro para animais de estimação.
Embora o seguro para animais de estimação não cubra o custo de exames de rotina, vacinas ou tratamentos odontológicos, você economizará uma grande despesa se o animal ficar doente, sofrer um acidente, ou precisar fazer tratamento em um hospital veterinário do câncer.
Além disso, planeje pagar por uma visita típica ao veterinário para vacinas de reforço, junto com tratamentos contra pulgas e vermes — você precisará fazer isso pelo menos uma vez por ano.
E, se suas circunstâncias mudarem, o que fazer?
Muitos se preocupam com o que aconteceria ao seu amado animal de estimação se você tivesse que passar algum tempo no hospital ou precisasse mudar para um lar de idosos.
Felizmente, existem várias etapas que podem garantir que os pets sejam bem cuidados se você não puder mais cuidar deles, como um hotel para cachorro.
Caso você precise se mudar para um asilo, algumas entidades mantém uma lista de opções locais onde animais de estimação são permitidos, para que haja uma boa chance de encontrar um local adequado em sua área.
Se você não tiver a opção de levar seu animal de estimação, essa entidade poderá providenciar um lar para cães ou um hospital para cachorro 24 horaspara que você possa vê-lo regularmente.
Também é importante conversar com amigos e familiares sobre como você gostaria que seus animais de estimação fossem tratados no caso de sua ausência. Se alguém próximo a você concordar que eles cuidarão do seu pet, escreva isso em seu testamento.
Depois de fazer uma provisão para o futuro do seu animal de estimação, você pode relaxar e aproveitar seu tempo juntos, sem precisar se preocupar com o que o futuro reserva para ambos.