Cuidados para pets no verão: o que você precisa saber


O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Mas, você sabia que precisa ter cuidados especiais com seu pet?

Nós humanos sempre ficamos empolgados com a estação do calor. Afinal, essa é a época ideal para aproveitar piscinas, praias e cachoeiras. E claro, em muitas ocasiões, levar nosso amigo de quatro patas junto! No entanto, é preciso ter atenção e entender quais são os cuidados para pets no verão.

No Brasil já é muito comum encontrar casais que optam por adotar pets ao invés de ter filhos. Você sabia que nas famílias são 7 milhões de animais a mais que crianças? A população pet não para de crescer.

Mas, assim como as crianças, devemos ter cuidados especiais com os nossos amigos de pelos, especialmente no verão. Por tanto, fique atento às dicas que separamos a seguir!

Para te ajudar a entender melhor os principais cuidados necessários nessa época do ano, vamos segmentá-las em: casa, passeios e praia.

Cuidados para pets no verão em casa

Como o seu pet passa muito tempo na sua casa, esse é o local que você deve melhor oferecer suprimentos para que ele fique bem confortável e não passe dificuldades nesses dias tão quentes.

Valide se você está oferecendo boas alternativas e cuidados para pets no verão!

Hidratação

Pode parecer óbvio, mas não é tanto assim. Afinal, você já parou para pensar que se você tem um pátio em casa, deixar apenas uma vasilha de água pode não ser o suficiente?

Portanto, verifique se no local onde há água não pega sol e, desse modo, esquenta a água do seu amigo.

Uma boa ideia é oferecer água fresquinha em diversos pontos da sua residência. Assim, é praticamente garantido que ele não ficará com sede ou, até mesmo, irá precisar consumir água quente.

 

Locais onde dormem

Muitas vezes os pets ficam restritos apenas em alguns locais da casa. E isso pode ser um problema.

Afinal, se o ambiente onde ele se encontra está quente, não poderá procurar um lugar mais fresquinho para tirar sua soneca.

Se ponha no lugar no seu amigo e veja se o local onde está sua caminha é realmente bom. Geralmente, eles tendem a procurar lugares com pisos para deitar nesses dias quentes.

Caso você não tenha um local mais ameno na sua residência, uma boa opção é adquirir um tapete gelado para seu amiguinho.

 

Ofereça opções refrescantes: gelo e picolé

Uma ideia muito criativa para ajudar nos cuidados para pets no verão é oferecer alternativas de alimentação divertidas e que ajudem no calor.

Você pode oferecer pedras de gelo, que se tornam um grande motivo de diversão para os pets; além de fazer alguns picolés.

Sim, isso mesmo! Você pode pegar frutas que seu pet adora, que auxiliam numa alimentação saudável, batendo no liquidificador com água e congelar. Mas atenção: antes de fazer os picolés, não se esqueça de verificar quais são os tipos de frutas que o seu animalzinho pode consumir!

Temos certeza que ele irá adorar lamber o picolé que você fez para ele!

 

Banhos e tosas

A tosa para os pets mais peludos já é uma prática conhecida e que deve ser mantida nesse período do ano. Elas ajudam o animal a transpirar durante o dia evitando, assim, que ele passe tanto calor.

Além do mais, vale lembrar que não é indicado dar mais que um banho por semana, mesmo com o calor. Afinal, os pets possuem uma camada de gordura natural na sua pele, que pode se perder com banhos excessivos, o prejudicando ao entrar em contato com o sol.

Por isso, é sempre importante consultar seu veterinário sobre os cuidados para pets no verão e pegar dicas sobre a raça do seu animal, para não prejudicar seu amigo enquanto está tentando ajuda-lo.

 

Atenção aos passeios!

Muitos donos acabam por se esquecer dos cuidados para pets no verão, o que acaba por gerar alguns problemas. Para que isso não aconteça com você, continue de olho nas nossas dicas!

Passeios no sol

É normal observar donos passeando com seus animais no auge do sol. No entanto, essa prática não é nenhum pouco recomendada por alguns motivos.

Os passeios longos durante o meio-dia e até o final da tarde podem causar problemas de pele no seu animal, além de machucar as suas patas.

Uma dica para saber se seu pet pode sentir aquela temperatura é avaliar com sua mão ou pé mesmo o chão. Se você conseguir tocar o solo por mais de 10 segundo sem sentir queimaduras, o chão estará seguro para seu pet andar.

Essa é uma dica prática que você pode seguir para dar os melhores cuidados para pets no verão, de forma simples e rápida.

 

Não o deixe no carro

Aqui está outra questão que pode parecer óbvio, mas para algumas pessoas pode não ser tanto assim. Você não pode deixar o seu pet preso dentro de carro. Isso é muito perigoso para a saúde e pode levá-lo até mesmo ao óbito.

Portanto, confira se o seu pet pode te acompanhar ao local no qual deseja ir. E se não, quais os motivos?

O local não é pet friendly ou seu amiguinho não é dos mais comportados? Caso seja a segunda opção, vale a pena você pensar em investir num adestramento para que seu animal seja bem recebido em qualquer lugar que vá com você.

Isso permite que vocês fiquem mais próximos ainda e aproveitem mais passeios juntos.

Mais hidratação

Já comentamos no tópico anterior, mas vale lembrar que esse é um dos principais cuidados para pets no verão.

Sempre que você for sair com seu animal, faça uma mochilinha para ele, e não esqueça, em hipótese alguma, de levar uma vasilha e uma garrafinha de água.

Procure a pet shops que você vai com frequência e busque alguns desses itens que podem ajudar seu pet. Como por exemplo, essa  garrafa que armazena a água em uma vasilha para seu pet.

Não deixe seu pet se desidratar durante os passeios.

E as visitas a praia?

Também é muito comum vermos os pets na beira da praia com seus donos. Por isso, caso o seu pet adore esse ambiente, assim com você, fique atento a essas dicas:

Protetor solar

Já existe no mercado protetor solar exclusivo para seu amigo de quatro patas. Procure com o veterinário de sua confiança qual ele pode usar e se adaptar da melhor forma possível.

Banhos depois de pegar uma praia

É de extrema importância dar banho no seu pet ao chegar do passeio na praia. Geralmente, já no banho normal, temos que ter cuidados com as orelhas, por exemplo.

Imagine isso num cenário de água salgada e com areia.  A irritabilidade do seu animalzinho pode ser bem grande.

Por isso, assim que chegar em casa, procure dar um banho que tire a areia do seu corpo e o deixe mais confortável o possível.

 

Considerações

Conseguimos hoje entender alguns dos principais cuidados para pet no verão. Mas, em caso de dúvida ou ao sinal de qualquer alteração do seu amiguinho, não deixe de leva-lo ao veterinário.

Afinal, estamos falando da saúde do seu pet! E aproveitem o verão ao máximo com seu amigo!

 

 

Este conteúdo foi escrito por Luana Girardi em parceria com o Pet Shop Control.