Cuidados para um pet saudável

cuidados

Assim como existe o serviço de motorista executivo bilíngue e de secretariado executivo, existem serviços que atendem a determinadas pessoas, de ramos diferentes.

Como um ramo que vem crescendo no mercado, o dos pets!

Isso mesmo, mais do que atrair pessoas, os pets é a nova sensação do momento, sendo que as estimativas para esse mercado são boas, para termos uma noção, é esperado que no ano de 2020 sejam faturados cerca de bilhões.

Essa estimativa foi feita pelo Grupo Gouvêa de Souza, especialista no mercado de pets e no varejo brasileiro.

Toda essa estimativa é fácil de entender principalmente porque existe uma grande variedade de produtos e serviços que vão desde creche para cachorro e gatos, até petiscos com gostos exclusivos e assim por diante.

Esse artigo falará sobre alguns desses serviços e alguns cuidados que devem ser necessários para que seu pet fique saudável e consiga viver todos os dias com felicidade.

Serviços pet

É sempre bom lembrar que quem tem um pet precisa dispensar um certo tempo para cuidar, ou seja, brincar, fazer carinho, se preocupar com as vacinas e outros.

Mas, o mais importante é a presença, o seu pet, tanto cachorros como gatos precisam da atenção do tutor para não se sentirem sozinhos.

E por terem essa necessidade, quando os tutores precisam viajar, acontece um pequeno dilema, onde deixaremos nosso amigão?

Como dissemos, o mercado dos pets evoluiu muito e por conta disso surgiu algumas alternativas para isso, tanto para deixar seu pet para viajar, como para dar atenção a ele durante a correria do dia a dia, são os chamados pet hotel e creche para pets.

São dois tipos de serviços diferenciados que vamos explicar.

Pet hotel

Os hotéis para cachorros e gatos no geral são espaços, nos quais, você deixará seu pet e ele será atendido por uma série de cuidadores, que zelaram pela alimentação, exercícios, brincadeiras e assim por diante.

O funcionamento é como de um hotel comum para humanos é preciso fazer a reserva, verificar os preços da diária de hotel para cachorro, e por fim deixar seu pet lá.

Existem momentos de alta e baixa temporada nesses locais, em datas comemorativas famosas como Natal e Ano Novo esses serviços são bastante procurados, já dependendo das férias, pode ser dia de baixa temporada.

Creche para pets

As creches para pets possuem um funcionamento diferente do hotel de gato e cachorro.

Elas são ideais para tutores que não estão tendo tempo para dar aos seus amigos, ou seja, só tem relação com eles no fim do dia, brincam pouco, não conseguem sair para passear e assim por diante.

Funciona como uma creche para crianças, você deixa seu pet, e lá o cão ou gato tem uma série de atividades, se alimentam, dormem e assim por diante, e tudo isso em troca de uma mensalidade, ou então, por um período de tempo.

O pet pode frequentar a creche o mês inteiro ou então uma semana, alguns dias, e a taxa será proporcional aos dias que ele frequentará.

Cuidados para que seu pet seja saudável

Os hotéis e creches para pets são uma alternativa excelente para os tutores que querem cuidar de maneira responsável dos seus animais, porém, além da atenção e desse cuidado, é preciso tomar alguns outros para que seu pet tenha uma vida saudável. São alguns desses cuidados:

  • Acompanhamento ao médico veterinário;
  • Controle da alimentação;
  • Higiene de rotina;
  • Vacinação

O acompanhamento ao veterinário é essencial para que se saiba como o seu pet está ao longo da vida. E ajuda também na prevenção de doenças e de possíveis riscos a saúde do seu animal.

Já o controle da alimentação é fundamental, pois em cada fase os pets possuem necessidades alimentícias diferenciadas, o interessante é que durante o acompanhamento com o veterinário, é possível ter essa orientação.

A higiene de rotina é relacionado ao banho que deve ser feito de acordo com a raça ou a necessidade do seu cachorro.

É aconselhável que a periodicidade tenha um intervalo mediano e não curto, a não ser que esteja passando por algum tratamento.

A vacinação por sua vez é muito importante para prevenir de doenças gravíssimas, portanto, o veterinário indicará as vacinas que são necessárias para seu pet.

Tendo esses cuidados e aliados aos serviços e produtos oferecidos hoje em dia, seu pet terá uma vida muito saudável e longa.