Dicas de como cuidar da saúde do seu animal

Ter um bichinho de estimação é uma grande alegria para as famílias, pois os mesmos são companheiros. Mas, seu animal, seja ele um cachorro ou gato, precisa de cuidados especiais para ter qualidade de vida e prevenir doenças.

Por isso, quem tem um bichinho de estimação deve leva-lo com frequência em uma clínica veterinária popular para o acompanhamento de seu crescimento, além de realizar exames de rotina, como de sangue, fezes e urinas.

Nesse artigo, vamos abordar sobre os principais cuidados que você pode ter com seu animal de estimação. 

A ida ao veterinário é fundamental 

O veterinário é o profissional responsável pelo cuidado com esses animais e recomendará também o uso de vacinas para evitar que o bicho contraia doenças indesejadas, que o deixem debilitado e possa até mesmo levar a morte. 

Essas vacinas conseguem proteger de doenças letais como:

  • Raiva;
  • Cinomose;
  • Hepatite B;
  • Leptospirose;
  • Parvovirose.

Outro detalhe importante nesse cuidado com os animais é leva-lo para passear e ainda, adquirir uma ração apropriada para a idade do gato ou cachorro, e que seja bastante nutritiva.

Em casos do bichinho ficar doente ou do dono perceber qualquer tipo de anormalidade é importante buscar imediatamente uma clinica veterinaria 24 horas, pois uma ação rápida pode evitar o pior. 

Os cuidados com a saúde emocional do seu animal 

Além de se importar com o cuidado físico do cão e gato, mantendo sua forma física saudável, é importante cuidar da parte emocional desses bichinhos. Os mesmos podem sentir tristeza, alegria, entrar em depressão e até mesmo, vivenciar uma ansiedade. 

O gato e cachorro ansioso ficam mais quietos ou podem reagir de forma agressiva, com elevada irritabilidade. Por isso, é importante que o dono desse animal esteja atento a qualquer tipo de alteração no comportamento desse animal.

Assim como as pessoas fazem uso de medicamentos e tomam algumas atitudes para amenizar ou resolver a tensão e ansiedade, com os animais também funciona da mesma forma. 

No entanto, com a supervisão do veterinário é possível ajudar no equilíbrio emocional de cães e gatos existe um tipo de medicamento natural utilizado pelos veterinários, que ajudam no combate ao estresse e são considerados indolor. 

Estamos falando do uso do floral para cães ansiosos. Esse medicamento é natural e leva em torno de 15 dias. Porém, cada bichinho pode reagir de forma diferente e necessitar de dosagens variadas.

Essa medida é considerada como eficaz e com um custo acessível ao dono. Vale ressaltar que esse procedimento é totalmente indolor e não causa sofrimento ao animal. 

A eficácia do tratamento dependerá da consulta ao veterinário, estilo de vida do cão, cuidados do dono, assim como sua alimentação. Esse medicamento é indicado tanto no caso de estresse, como para animais que encontram-se com fobias ou ataques.

Mas, lembre-se: é fundamental que esse procedimento seja orientado pelo veterinário do seu animal, pois a dosagem pode variar a depender do quadro clínico do cão e diagnostico médico. 

No atendimento é comum que o veterinário passe outros exames para verificar se é um problema emocional do animal, ou se algo em seu corpo está afetando sua qualidade de vida. Um exame bastante comum é pedir uma ultrassom para cachorro.

Nesse procedimento é possível detectar várias anormalidades como presença de tumores, hernias ou outros problemas em algum dos órgãos do cachorro ou gato.

Exames de sangue também são muito comuns com o objetivo de verificar se o cão apresenta algum tipo de infecção. Tomando esses cuidados e levando seu bichinho de estimação ao médico, você consegue garantir mais qualidade de vida e bem-estar ao mesmo. 

 Você já ouviu falar em hidroterapia?

hidroterapia para cães é um procedimento que coloca o cão na água, ele pode estar completamente na água ou apenas uma parte de seu corpo. Esse tratamento pode servir tanto para o relaxamento como para a reabilitação veterinária e processos de fisioterapia. 

Os benefícios desse tratamento são:

  • Alivio do estresse;
  • Alivio das dores;
  • Aumento do equilíbrio da musculatura;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Diminui a dificuldade realizar movimentos simples;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Traz benefícios respiratórios e ao coração.

Ou seja, esse é um procedimento bastante completo, em relação aos benefícios que oferece ao cão e deve ser procurado pelos donos para aumentar ainda mais a qualidade de vida do seu bichinho de estimação.