É preciso cuidar dos animais com carinho


Ter um animal de estimação é uma responsabilidade muito grande. Dar comida, levar ao veterinário, dar banho, fazer a tosa, dar  atenção e carinho e, quando necessário, dar remédio. Todos estes cuidados valem a pena quando ganhamos um carinho, sem esperar nenhum retorno.

Eles contribuem também como companhia e na segurança residencial, quando treinados para isso. Ter um animal de estimação requer muita responsabilidade, mas também traz um retorno muito positivo para a vida.

Responsabilidade com os bichinhos

Não importa se a escolha é por um pássaro, ou peixinhos no aquário. Osanimais de estimação podem ser os mais diferentes possíveis, mas também ajudam na socialização do ser humano.

Quem passeia no parque com um animal de estimação, além de ter contato com outras pessoas, está fugindo do sedentarismo, praticando atividades físicas com prazer e alegria. O contato com a natureza permite respirar ar puro, afastando o estresse e permitindo novas experiências e vivências. 

A saúde é beneficiada de várias formas, com a presença de um animal de estimação por perto. Estudos comprovam que proprietários de cachorro e gato podem ter uma redução considerável no desenvolvimento de alergias.

Isso porque o corpo humano passa a produzir anticorpos, evitando que vírus e bactérias se aproveitem do sistema imunológico.

É claro que o ambiente precisa ser propício para que nada afete a saúde, nem do animal, nem dos donos.

Nestes casos, um espaço para que os animais possam se aliviar deve ser considerado, assim como a limpeza imediata de locais que estejam sujos, evitando a proliferação de qualquer agente transmissor de doenças.

Cuidados específicos

Como há raças variadas de animais, principalmente os de estimação, é difícil escolher um único tipo.

Aqueles que escolhem um cãozinho, podem ter não só uma companhia para as horas mais solitárias, mas também um amigo fiel.

Para que ele seja saudável, pode ser que, dependendo da raça escolhida, seja necessário procurar profissionais especializados em banho e tosa de cachorro.

O uso de produtos especiais para a pelagem do cãozinho contribui muito para afastar o surto de pulgas e carrapatos, que pode prejudicar não só o animal, como também o seu dono. 

Se o animal de estimação escolhido for de uma raça que requer um treinamento, é possível encontrar locais específicos que podem oferecer treinamentos para que ele ataque invasores, assim como também cumpram tarefas simples, como sentar, deitar e rolar.

Contando com a presença de profissionais especializados, a escola para cachorro pode ser um local em que raças como pastores alemães, dobermans e rottweilers sejam treinados para fazer companhia, mas também ser um eficiente cão de guarda na ausência de seus donos.

Há quem procure estes locais para treinar seus cachorros a se comportarem. Donos de labradores, golden retriviers e são bernardos são os que mais procuram este tipo de lugar. 

De qualquer forma, os animais devem ser tratados com carinho e dedicação. Para aqueles que têm crianças em casa, a companhia de um animal de estimação pode ajudar no desenvolvimento infantil, contribuindo de diversas maneiras durante o crescimento, como:

  • A responsabilidade de cuidar um do outro;
  • As brincadeiras ficam mais divertidas em companhia;
  • A auto estima e o desenvolvimento emocional se amplia;
  • As habilidades sociais também são bastante desenvolvidas.

A presença de um animal de estimação em uma lar agrega valores como compaixão, responsabilidades de cuidado entre os pares e a divisão de tarefas, mostrando que é possível contribuir para que tudo esteja em ordem. 

Ajuda profissional na saúde animal 

Em alguns momentos, será preciso procurar especialistas para que a saúde do animal de estimação fique em dia.

Em cachorros, principalmente, a vacina antirrábica é essencial, para que o bichinho não adoeça e nem infecte outros animais e seus donos.

Por isso, procurar por uma clinica veterinaria de confiança é essencial para manter a saúde doss animais em dia.

Um veterinário poderá indicar as vacinas necessárias para que a saúde do animal esteja de acordo com o calendário. Tais vacinas costumam ser aplicadas anualmente.

Quando há algum problema de saúde, pode ser que seja preciso deixar o animal para observação por um determinado período de tempo.

Nestes casos, a internação veterinária é a solução mais comum, para que o médico veterinário possa observar o comportamento animal e quais os sintomas apresentados.

Com isso, ele poderá indicar de forma correta qual o melhor tratamento e quais os remédios para a recuperação do animal de estimação.

Afinal, ter um companheiro e tratá-lo com carinho, seja de quatro patas, com barbatanas ou asas, só traz benefícios para quem os possui.