O que você precisa saber na hora de ter uma ave de estimação


As aves de estimação como as calopsitas têm cada vez mais se popularizado como um novo mascote pet. Elas são facilmente encontradas em pet shops, agropecuárias e locais de venda.

No entanto, elas exigem cuidados tão rigorosos quanto cachorros e gatos. Exibem comportamentos que precisam ser entendidos, bem como conhecimento para proporcionar uma alimentação saudável.

Com isso, vou compartilhar com vocês o meu conhecimento tendo esses animais como meus principais pets ao longo de muitos anos!

Primeiramente, vou me apresentar, meu nome é Luana Girardi, sou Relações Públicas por profissão e desde muito criança apaixonada por animais, mas com um amor especial por aves.

E por incrível que pareça, ao contrário da maioria das pessoas, eu sempre tive aves de estimação ao invés de cães e gatos. Recentemente que, para entrar para “meu bando” adotei uma vira-lata chamada Gaia.

https://www.instagram.com/p/BwH1Io5nxeC/

Como sempre foi algo natural para mim ter aves até mesmo por uma questão familiar, eu tive aprendizados naturais sobre o comportamento, mas também tive que estudar e entender alguns outros pontos que vou contar para vocês hoje.

Mitos e verdades sobre calopsitas como animais de estimação

Elas são animais com pouca interação? Mito!

O primeiro mito sobre as aves de estimação são que as pessoas acham elas meio “apáticas”. Como assim? As pessoas tendem a achar que por serem animais menores, possuem menos interações com gatos e cachorros. O que de fato é uma mentira.

Assim como gatos e cães, se criadas de uma forma carinhosa e com amor, elas serão sim recíprocas com vocês nesse sentido. Elas são inteligentes, aprendem a cantar, palavras e até mesmo a vir quando você chamar. Tudo isso se você oferecer os estímulos certos e claro: ganhar a confiança delas.

Essa é uma tarefa um pouco difícil quando você pega um animal em fase já adulta, mas nada impossível. Por uma questão de natureza elas são ariscas para se proteger de predadores, e até ela entender que você não faz parte desse grupo pode demorar um pouco.

A minha principal dica nesse sentido é: converse com elas, ofereça atenção e comida na sua mão para que ela se aproxime um pouco mais cada dia.

E, não as pegue por trás das asas/por cima, pois essa é a forma que a maioria dos predadores as capturam. E elas não gostam por puro instinto.

Compartilhando uma experiência, uma das minhas calopsitas o Happy não gostava muito de mãos. Então, minha aproximação foi primeiramente com o rosto até ganhar confiança e aí sim introduzir a mão para ensinar a subir e fazer carinho.

A Chiquinha, por exemplo, minha primeira calopsita participou da minha prova de toga e das fotos da minha formatura.

View this post on Instagram

Faltam 30 dias! ?❤️️?

A post shared by Luana Girardi (@luagirardi) on

Alimentação apenas por mix de sementes? Mito!

Diferentemente dos cães e gatos, onde é possível oferecer apenas uma ração de qualidade como alimento, as aves não podem se alimentar somente de mix de sementes.

Ocorre que as sementes, em sua maioria são oleaginosas e oferecer uma dieta baseada apenas nela pode causar sérios problemas de saúde na sua ave de estimação que pode, até mesmo, a levar a morte.

Por isso, é recomendado que para além das sementes, você ofereça frutas e verduras como maçã (sem sementes), banana, cenouras, couves, espinafre, entre outros vegetais que forem do agrado dela.

Ter duas calopsitas é melhor que apenas uma? Verdade!

Sempre que amigos próximos me questionam sobre ter uma calopsita, eu sempre recomendo, tenha mais de uma! Por que?

Elas assim como nós humanos são seres sociáveis. Vivem em bandos. E deixar apenas um indivíduo sozinho pode causar de distúrbios comportamentais até tristeza.

Não é raro vermos aves que arrancam suas penas, se auto-mutilam, e muitos desses problemas podem ser evitados se você tiver mais de uma.

Recentemente, um amigo que tinha apenas uma calopsita, notou que ela fazia muito barulho durante o dia, no período que estava sozinha. Por uma questão de melhor qualidade dela, resolveu me dar ela. Hoje, ela fica com minhas outras aves e não faz barulhos que não sejam normais do dia-a-dia delas.

Eu não preciso levar no veterinário? Mito!

Completamente mito. Assim como outros animais elas precisam sim de atendimento veterinário. Acontece que, por as vezes, não ser um animal tão popular quanto cães e gatos, é um pouco mais difícil encontrar veterinários especializados.

Mas, com uma boa pesquisa você pode encontrar veterinários competentes para te auxiliar no cuidado da sua ave de estimação.

Considerações

Bom, espero ter sido útil para você ter compartilhado minhas experiências como mãe humana de aves. Que esse post seja inspirador para você entender mais do comportamento do seu animal.

Calopsitas são ótimos animais de estimação e precisam de cuidados, assim como qualquer outro pet que você deseja ter. Tenha atenção na hora da aquisição do pet, para comprar de criadores confiáveis e que favoreça um bom ambiente para os pais do seu novo nenê.

Deixo aqui para finalizar, esse rostinho lindo ganhando carinho. <3

View this post on Instagram

Alguém me diz, como não amar? #goku ♡♡♡

A post shared by Luana Girardi (@luagirardi) on