Os cuidados em relação aos animais exóticos


A denominação para “animais exóticos” é pouco compreendida.

Basicamente falando, animal exótico é todo tipo de animal que saiu da sua área de reprodução – e desenvolvimento – geográfica, seja por algum acidente ou por intenção de alguma pessoa, ou seja, nem todo animal exótico é algum bicho perigoso ou estranho.

É só que foi trazido de algum local e, normalmente, é um animal pouco visto na região onde está agora, dentre esses animais está uma categoria enorme de bichos, como:

  • Serpentes;

  • Hamsters;

  • Papagaios;

  • Jabutis.

Dentre muitos outros tipos. E cuidar de cada um deles requer muita atenção, esse artigo irá abordar os cuidados em relação a esse tipo de animal.

Animais exóticos no Brasil.

Antes de falarmos um pouco sobre os cuidados, vamos entender os animais exóticos do Brasil, ou pelo menos entender um pouco sobre os mais populares por aqui.

Capivara.

Pouca gente sabe mas esse animal é considerado o maior roedor do mundo, e é nativo do nosso país. Pode ser encontrado em diversas áreas, até no centro de SP é possível ver algumas delas vivendo na natureza.

Tatu-bola.

Outro animal nativo do Brasil, que tem como peculiaridade a vantagem de poder se esconder dentro do seu próprio casco, sendo um método de defesa altamente eficaz.

Boto.

É o maior mamífero das águas Brasileiras, são muito conhecidos pela sua facilidade na interação com os humanos, sendo considerados criaturas muito amigáveis. Atualmente estão sendo ameaçados de extinção.

Nossa fauna tem muita diversidade, e dentre eles é possível identificar animais que somente nós podemos desfrutar.

Medicina voltada para esses animais.

Para se ter um animal desses é necessário ter constante contato com algum centro veterinário de animais exóticos para se uma avaliação periódica do seu animal.

Isso se deve por conta dos cuidados especiais que esses animais precisam.

Eles estão fora do seu habitat natural, onde o ar, a temperatura, a água e a alimentação são completamente diferentes, sendo assim o cuidado com higiene e alimentação deve ser redobrado, animais exóticos sofrem muito com doenças graves e, em alguns casos, fatais.

E esse cuidado muda para todos os tipos de animais, o cuidado é diferente para ratos e roedores, répteis e animais aquáticos, todos os quesitos do cuidado muda para cada espécie, então é realmente imprescindível o contato constante com um centro veterinário especializado.

O cuidado com esse tipo de pet não se restringe somente a isso, um dos grandes problemas desse tipo de animal é a convivência com outros bichos, seja com cães ou gatos.

É necessário sempre mantê-los seguros e, geralmente, em áreas um pouco isoladas para garantir a segurança.

Em caso de problemas com brigas ou até se o animal apresentar alguns problemas como: falta de apetite, muita sonolência e mudança brusca de comportamento.

Procure imediatamente um veterinario especialista em animais exoticos domesticos para que tenha uma consultoria adequada na dieta do animal e verificar se por conta de alguma doença ele não está apresentando uma mudança repentina de comportamento.

A medicina tem evoluído de forma constante em todos os seus ramos, inclusive na que é voltada para animais exóticos, sendo assim, é possível encontrar de forma até relativamente fácil um veterinario animais silvestres 24 horas que conte com os equipamentos adequados para: radiologia; raio X; análise sanguínea e ecografia.

Pet shop.

Os pet shops focados nesses tipos de animais tem oferecido algumas coisas a mais para se diferenciar no mercado.

Visando a necessidade extra de higiene de um animal que saiu de seu habitat natural, alguns desses comércios estão oferecendo serviços especializados de banho para cobras, gambás e outros animais, um cuidado a mais para a saúde desse animal.

pet shop de animais exoticos e silvestres conta com diversidade dos produtos e na atenção especializada para cada animal, para a cobra, como exemplo, se utiliza uma temperatura adequada na água.

Que remeta a temperatura do seu habitat natural -, um tipo de sabonete que auxilie na fortificação das suas escamas e até o controle de pH da água, esse tipo de banho é feito, geralmente, para todos os répteis.

É possível achar ainda esses pets shops que contém com algum especialista em medicina veterinaria animais silvestres que realize exames periódicos para se ter um controle ainda melhor da saúde do animal.