PET: os cuidados com vacinação e limpeza

PET

Muitas pessoas têm o sonho de ter um PET que, em geral, são gatos e cachorros. Esses animais tornam-se membros da família e são muito especiais, oferecendo amor e carinho.

No entanto, eles também precisam de cuidados médicos, inclusive, de ir até uma clínica veterinária para serem acompanhados por um médico veterinário. 

Indo até um veterinário

O primeiro passo para quem tem um bichinho de estimação é levá-lo até uma clínica para animais. Lá o médico veterinário, que é especializado na saúde canina e de outros animais, consegue fazer algumas análises e avaliações do animal. 

 É comum que esse médico passe alguns exames conhecidos como de rotina e faça um check-up no animal. Esses exames incluem uma avaliação do sangue, assim como da urina e fezes.  

Essa fase é importante para detectar se o animal apresenta alguma irregularidade em sua saúde. Ao longo dos anos de vida do cachorro, gato ou outro qualquer outro pet, esse cuidado deve continuar, por meio da realização de exames preventivos, alimentação equilibrada e aplicação de vacinas. 

Vacinar seu PET é uma ação de carinho e amor 

A recomendação dos médicos veterinários é que o animal seja vacinado. A vacina previne diversas doenças agressivas aos animais e deve ser aplicado logo nas primeiras semanas de vida (entre 4 a 8 semanas).

Essa vacina para cachorro recém nascido é conhecida como V8 ou V10 e são fundamentais para prevenção de várias doenças, trazendo mais qualidade de vida ao seu bichinho de estimação.

Vale ressaltar, que o animal também precisa de vermífugos para prevenção de carrapatos e pulgas, que também podem ser transmissores de doença.

Com os 4 meses de vida, o animal é vacinado contra a raiva, uma doença bastante agressiva, que afeta o sistema nervoso e pode levar a morte. Essa vacina é chamada de antirrábica.

É fundamental que seu bichinho de estimação seja vacinado todos os anos, pois eles precisam de um reforço da vacina para que o efeito seja mantido. Lembre-se de vacinar o seu animal nas datas recomendadas, pois o atraso das vacinas pode ser prejudicial à saúde deles. 

Outro detalhe importante é que o cachorro que é adulto também precisa de cuidados veterinários para aumentar sua vida, além de prevenir doenças. A vacinação também é necessária, mesmo no cachorro adulto.

Fazendo isso, você previne doenças no seu animal, além de aumentar sua saúde e bem-estar.  

Seu animal de estimação também pode precisar de oftalmologista

Assim como os humanos apresentam problemas na visão e precisam ir até um oftalmologista, pode ser necessário levar seu bichinho em um oftalmologista de cães. Ao longo dos anos, os cães podem ter problemas de visão, principalmente, os que têm mais de 8 anos.

Por isso, se esse animal vai até o médico especialista desde novo, é bem provável que ele não tenha problemas no futuro, pois ocorre uma prevenção de doenças que beneficia esse animal.

O médico veterinário com especialização em oftalmologia para cães tem a função de manter a visão funcionando perfeitamente, além de realizar os procedimentos técnicos necessários para alcançar esse objetivo. 

As principais doenças que podem acometer a visão dos animais são:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Visão turva e seca;
  • Problemas na córnea;
  • Surgimento de tumores;
  • Cegueira.

Por isso, já existem exames e procedimentos técnicos bastante avançados para o diagnóstico preciso do problema do seu cão. Indo nesse médico, você preserva a saúde dos olhos do seu cão e ainda, consegue detectar problemas logo no início para um tratamento eficiente.  

Banho, tosa e diversão são necessários 

Quando falamos em PETs, além desses cuidados que são necessários é fundamental levar o seu amiguinho até um pet shop 24 horas, para que seja realizado o procedimento de banho e tosa.

Esse serviço, que deve ser feito por uma equipe especializada, proporciona ao seu PET um relaxamento, limpeza, tranquilidade, além da hidratação dos pelos. 

Recomenda-se que a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês, o seu bichinho de estimação passe por esse procedimento. Inclusive, o banho e tosa para gatos também é possível, mesmo os felinos sendo conhecidos por não gostarem de banho com água. 

Além disso, é importante lembrar também que os bichinhos gostam de se divertir e de brincar. Por isso, adquirir  brinquedos pets como bolinhas, mordedores e lenços, são fundamentais para tornar o dia a dia do seu bichinho ainda melhor.