Pets exóticos: exemplos e cuidado

pets

A criação de pets vem crescendo a cada dia, e é comum encontrarmos variados tipos como cachorros, gatos, coelhos e passarinhos. Porém, um novo setor vem se destacando no mercado pet que é a de criação de animais exóticos.

Quando tratamos de animais exóticos, não estamos nos referindo apenas à animais diferentes do comum (como cães e gatos), mas a todo animal que de uma maneira ou outra, não tem como comum o contato com o homem.

Há muitos animais exóticos que são domésticos, tendo um exemplo a ave Cacatua Australiana, que é bem adaptada nos ares domésticos, mas por conta de sua origem e por ser silvestre é considerada exótica.

Neste artigo abordaremos sobre animais exóticos, desde a permissão para criação de pássaros exóticos  até alguns exemplos de animais que podem se enquadrar nessa categoria de pet, permitindo também que você faça a escolha de adotar algum desses animais incríveis.

Legislação para criação de pets exóticos

Quando falamos de pets exóticos já nos vem a mente cobras, aranhas, répteis, e outros, porém, um dos animais silvestres mais procurados pelos cuidadores são os aves. Esse fascínio pode estar atrelado ao fato de que esses animais são imponentes e trazem a beleza em suas penas.

Para que seja possível criar esses pássaros é preciso seguir algumas legislações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e cuidados veterinários por meio de exames laboratoriais veterinários e elaboração de criadouros corretos e saudáveis.

A regulamentação para criação de pássaros exóticos no Brasil existe desde 1960, e para que seja possível a criação desses animais é preciso um cadastramento de criadores.

Esse cadastramento é regulamento pela Instrução Normativa nº 18/2011 do IBAMA e são para pessoas que se enquadram nos seguintes pontos:

  • Criação amadorista;
  • Criação comercial;
  • Ornitofílicos;
  • Criação de estimação. 

A Instrução nº 18/2011 estabelece uma lista de espécies que precisam de registro para que se possa reproduzir, os suportes de clínica veterinária popular e os cuidados para serem tomadas. Também na instrução o criador precisa seguir as normas para condição das gaiolas, viveiros, ninhos, comedouros e outros aspectos.

Nem todas as aves consideradas exóticas precisam de cadastramento no IBAMA. Para que seja possível identificar quais animais precisam do cadastramento é possível ler a Instrução nº 18.

Abaixo falaremos de dois tipos de aves exóticas que podem ser criadas em casa ou na fazenda. Lembre-se, em qualquer situação é bastante importante ter o suporte de clínica veterinária de aves.

Duas aves exóticas para casa ou fazenda

As aves exóticas embelezam e trazem muita diferenciação no ambiente. Existem variados tipos de aves exóticas, e trataremos de dois tipos de aves exóticas que podem ser criadas.

1. Pavão

O pavão é uma ave exótica muito conhecida, principalmente, por conta da sua beleza proveniente de suas penas peculiares e bonitas. A plumagem do pavão é colorida e natural, e pode servir tanto para criação de aves como de estimação como para fins comerciais.

Assim, eles podem ser usados para ornamentar chácaras, sítios, parques e jardins públicos. O pavão é dócil e tem uma boa adaptação ao cativeiro. Sua reprodução pode ser feita com o suporte de uma chocadeira eletrica preço.

2. Falcão

O falcão é considerada uma ave de rapina, e portanto, pode ser treinada para caçar. Os falcões são criados para caçar aves menores como pica-paus, quero-queros, pombos e animais que podem entrar em colisão com turbina de aves, portanto, são usados em algumas pistas de pouso e decolagem de avião.

As técnicas de treinamento de falcão são conhecidas como falcoaria. Essas técnicas também possibilitam aos falcões o controle de pragas rurais e urbanas, principalmente, para combate a infestações de pombos que são comuns em armazéns e silos.

Tipos de pets exóticos para criação

Abaixo falaremos sobre alguns animais exóticos que podem ser criados e que estão fora do espectro das aves. Os animais exóticos que trataremos abaixo são a: corn snake (cobra de milho) e a iguana.

A cobra de milho tem um temperamento calmo e dócil além de chamar a atenção por suas cores chamativas. Sua criação é fácil e se alimenta de pequenos animais como ratos. Ele deve ser alimentado uma vez por semana.

A iguana é um réptil bastante adaptável e tem algumas rações específicas para sua alimentação, facilitando a sua alimentação. 

Portanto, vimos que o setor de animais exóticos para criação são variados e dependem de inúmeros fatores como interesse pelos pets, e identificação da legislação específica.