Ao tomar a decisão de criar um pet em seu ambiente doméstico, deve-se ter o conhecimento das responsabilidades que essa escolha exigirá, como um bom conforto para o seu amigo de 4 patas.
Para quesitos básicos de sobrevivência, os animais de estimação dependem totalmente de seus donos – uma relação, por vezes, comparada de pais com filhos pequenos.
Pesquisas comprovam que os pets podem auxiliar na qualidade de vida, por proporcionarem:
- Proteção contra alergia;
- Alívio de estresse;
- Redução de pressão arterial;
- Combate à depressão;
- Elevação de autoestima;
- Liberação dos chamados “hormônios da felicidade”;
- Incentivo à prática de atividades físicas, combatendo o sedentarismo;
- Diminuição da solidão;
- Senso de responsabilidade.
A convivência com os pets apresenta benefícios da infância até a terceira idade. Nada mais justo que, mediante a essa convivência vantajosa, os donos proporcionarem o melhor para seus animais.
Conforto e segurança no transporte para viagens
A caixa para transporte de animais é um dos itens importantes para quem convive com os bichos domésticos e seus cuidados.
Essa caixa deve apresentar características para o melhor conforto do seu pet – e não causar neles a sensação de punição. Algumas delas, são:
A caixa para transporte deve ser fabricada em material mais rígido (variam entre madeira, metal e o plástico, sendo este último o mais comum);
O teto deve ser sólido e com altura suficiente para que a cabeça ou as orelhas do pet, o que for mais alto, não encoste na parte superior (geralmente, o ideal recomendado é um espaço de diferença de 7 cm, entre a parte mais alta do animal e o teto da caixa);
A ventilação deve ser pelas laterais e pela traseira da caixa, nunca pela parte superior e nem inferior;
Independente do material que a caixa foi fabricada, as portas sempre devem ser de metal (outros tipos afetam a segurança do pet, uma vez que podem não ser suficiente para protegê-los no manuseio normal);
Sempre deve-se atentar às condições da caixa e usá-la somente em perfeita condições.
As caixas que tem as laterais encaixadas ou travas plásticas laterais, não são recomendadas por motivos de segurança. O ideal é que todas as partes da caixa sejam fixadas com parafuso metal.
Além de apresentar todas características, há um aspecto que é fundamental para o conforto dos bichos domésticos: o tamanho do interior da caixa.
Quando colocados lá dentro, a área interna deve ser suficiente para que o pet possa se sentar livremente, numa posição ereta que sua parte mais alta não encoste no teto.
Para que consiga dar uma volta 360° em si mesmo e para que deite em posição normal, permitindo que seja acomodado de forma confortável.
Para transportar o cachorro em viagens aéreas, por exemplo, as companhias de aviação exigem que a caixa transporte cachorro avião, siga à risca essas características citadas.
Poder virar, sentar e deitar das formas que diariamente faz, auxilia na adaptação a caixa de transporte de animais, sem tornar uma experiência traumatizante.
O cuidado necessário que seu pet merece
Além disso, a caixa para transporte de cachorro braquicefálico – raça que tem o focinho curto ou achatado – exige cuidados mais especiais.
Isso devido a grande probabilidade desses caninos terem dificuldades ou problemas respiratórios, para não estressar o pet ou causar traumas.
Além de todas as características acima, é recomendado escolher um tamanho maior que o ideal. Para os demais, a caixa para transporte cachorros tamanhos variados de acordo com o porte do pet canino.
Para ter maior confiança e segurança na hora da compra, tenha as medidas do cachorro – comprimento do focinho até o rabo, altura total e altura das patas e a largura.
Há modelos de caixa ideais para cada raça e sua respectiva idade, mas pode ocorrer do pet ser maior ou menor que a indicação.
Para os animais felinos, a toca para gatos é mais recomendada. Os gatos geralmente gostam de se esconder em locais pequenos, devido ao seu comportamento de forte instinto de proteção.
Portanto, a toca para gatos preço, por ter áreas internas menores, proporciona melhor conforto e aconchego para os gatos.
Esse tipo de modelo, oferece mais a identidade de lugar seguro que esses pets procuram. Esses animais, têm por natureza própria a vontade de arranhar.
Uma sugestão para a rápida adaptação a essa toca, é colocar um arranhador lá dentro. Dessa forma, o gato poderá afiar suas unhas novas e remover antigas.
Sentindo-se à vontade nesse ambiente, ele irá demarcar territórios com marcas visuais e olfativas, além de se alongar e se exercitar.
É importante que essa toca, quando não for utilizada para transporte, fique em locais seguros e sem agitação na casa, onde o pet poderá usar para cochilos ou se esconder quando quiser.