Saiba que cuidados ter com seu PET

cuidados

Ter um bicho de estimação sem dúvidas, traz muitas alegrias a todos os familiares. Os animais ganham o coração da pessoas, com o companheirismo que exercem e por isso precisam de cuidados.

Geralmente, os PETS mais comuns no Brasil são gatos, cachorros, alguns roedores e aves. Seja qual for o animal, ele precisa de cuidados e atenção.

Nesse artigo, falaremos especificamente sobre os cuidados com os PETS ou com os cachorros. Se você tem um cachorrinho ou pretende adotar um, não deixe de conferir nossas dicas.

Levar sempre o seu PET ao veterinário para os cuidados

A primeira coisa ao se adotar um bichinho é levá-lo até um veterinário de sua confiança. Geralmente, os médicos veterinários atuam em uma clínica veterinária 24hrs, que presta assistência aos animais no caso de emergências, mas também, nos cuidados preventivos.

É fundamental levar o seu PET para uma primeira avaliação com o médico, que poderá solicitar:

  • Exames de fezes;
  • Exames de urina;
  • Ultrassons;
  • Vacinas;
  • Uma avaliação psicológica do animal;
  • Aplicação de remédios, se necessário.

Sendo assim, seu cão terá os primeiros cuidados na mão de um profissional. O hábito de ir e buscar por uma clinica saúde animal deve ser constante.

Assim como os seres humanos precisam ir ao médico com frequência para a realização de exames de rotina e check-ups, o animal também precisa.

Inclusive, existem vacinas que precisam ser aplicadas todos os anos nos animais para evitar doenças, como a hepatite C. Além disso, existem outros procedimentos médicos que podem ser solicitados como o da castração de animais.

Além de ser um procedimento benéfico à saúde, evitando tumores ou a probabilidade de desenvolver um câncer, esse procedimento ajuda no controle da procriação.

O médico veterinário também orientará a respeito da melhor ração para o seu animal, que garanta os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e crescimento.

O animal precisa ser bem alimentado e alimentado de forma correta, com os elementos necessários para que ele tenha qualidade de vida. São esses cuidados que garantem a qualidade de vida e bem-estar do seu cãozinho, além de dar muito amor e carinho.

Os cuidados de limpeza e higiene

Outro tipo de cuidado fundamental diz respeito à higienização do animal. Inclusive, esse cuidado evita também que o bichinho tenha doenças e atraia pulgas ou carrapatos.

Para isso, a recomendação é buscar por um pet shop de cachorro banho e tosa, para levar o seu bichinho ao menos uma vez por mês.

Com isso, o animal será banhado de forma confortável, com aplicação de produtos específicos para o seu pelo. Para obter o melhor serviço, é fundamental buscar um petshop que seja confiável e que conte com uma equipe responsável para a realização de atividades.

Para tornar a vida do seu cachorro ainda melhor, é possível deixá-lo em alguns momentos em um hotel para cachorros. Pode ser durante uma viagem ou simplesmente para que o seu cãozinho se divirta.

Existem hotéis para cachorro mais elegantes e sofisticados, que permitem a brincadeira canina e pode ter até piscina.

Se o seu cachorro for de grande porte e você precisar fazer uma viagem, outra alternativa é buscar por um canil de ferro, que seja confiável e também ofereça serviços com qualidade para o seu animal.

É importante verificar que horas ele se alimentará e quais atividades que o canil proporciona para o animal.

Quando procurar um ortopedista veterinário?

Ao longo da vida, o animalzinho de estimação pode sofrer algum tipo de queda ou se machucar. Se esse machucado for na pata ou coxa, isso pode causar dores musculares, luxações e até mesmo, a quebra de algum osso.

Por isso, é fundamental buscar ajuda com o ortopedista veterinário, que é o médico especializado na saúde ortopédica dos animais.

A saúde ortopédica atinge os cuidados com ossos, músculos, tendões e os nervos. Assim como nos humanos, o médico ortopedista verificará os cuidados que o animal precisa para alívio das dores e resolução do problema.

Por isso, observe o seu animal e perceba se ele está mancando ou com algum tipo de desconforto na patinha. Percebendo qualquer tipo de anormalidade, busque orientação profissional para que o seu cão tenha mais qualidade de vida e bem-estar.

É importante ressaltar que, a depender da gravidade, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para que esse animal volte a viver tranquilamente.