Os animais de estimação fazem parte da cultura da sociedade a muito tempo, tornando o cotidiano mais leve, alegre e divertido. Mais ainda, os pets demandam de cuidados especiais para atender todas as suas necessidades físicas e psicológicas
Dessa forma, há estabelecimentos comerciais e profissionais que são especializados neste tipo de serviço e atendimento ao público.
Focando na saúde dos pets, há o médico especializado, conhecido com veterinário que atende em diferentes locais, indo desde os consultórios até os hospitais veterinários.
Os consultórios, assim como os que realizam atendimento aos humanos, oferecem o serviço de consultas de rotina para o acompanhamento da saúde e os hospitais fazem atendimentos mais emergenciais ou cirúrgicos.
Compreender os tipos de atendimento bem como os instrumentos e técnicas utilizadas pelos profissionais dessa área permite que os donos dos animais de estimação consigam buscar a ajuda mais direcionada e correta para o tratamento de seus pets conferindo a eles mais conforto, segurança e qualidade de vida sempre que necessário.
Clinica veterinária
As clinicas veterinárias são estabelecimentos de atendimento aos animais que oferecem serviços intermediários entre os consultórios e os hospitais.
De acordo com a legislação, as clinicas podem oferecer tanto o serviço de consulta quanto o de internação, a principal diferença entre elas e os hospitais é que elas podem operar em horários comerciais.
Caso optem por realizar cirurgias e internações elas precisam ter um veterinário 24 horas disponível para prestar qualquer assistência que o animal precise e em casos de emergência, mas sem ter que oferecer atendimento em período integral.
Sendo o modelo mais comum, elas precisam ser conduzidas por um médico veterinário que seja responsável por seu funcionamento, diagnósticos e tratamentos. Além disso, dependendo do tamanho da estrutura é possível contratar assistentes para oferecer um serviço com mais qualidade.
Como todos os animais precisam ser assistidos, há a clinica veterinaria popularque oferece toda estrutura e atendimento aos animais a um preço mais acessível.
Essas clínicas seguem as mesmas normas e regras das clínicas particulares, entretanto, por possuírem preços mais acessíveis por vezes são mantidas por empresas, projetos e patrocinadores.
Equipamentos e tratamentos clínicos para pets
As clínicas e hospitais veterinários, assim como os demais setores e áreas da sociedade foram transformadas e beneficiadas pelos avanços e desenvolvimentos tecnológicos.
Dessa forma, há muitos equipamentos e instrumentos que podem ser aplicados para um diagnóstico mais rápido e preciso, bem como um tratamento mais eficiente.
O ultrassom veterinário com doppler é um deles. A ultrassonografia tem como finalidade a produção de imagens em movimento das estruturas e órgãos do corpo em tempo real, com a inclusão do doppler é possível identificar o sentido e a velocidade do fluxo sanguíneo do animal.
A utilização desse aparelho permite a diferenciação das estruturas vasculares das não vasculares; detecta má formação vascular e localiza estenoses e obstruções vasculares.
Atualmente, esse tipo de ultrassom é aplicado para:
- Avaliações reprodutivas;
- Identificação e tratamento de doenças hepáticas;
- Avaliações cardiológicas;
- Acompanhamento gestacional;
- Tratamento e acompanhamento em oncologia veterinária.
Além da ultrassom, que é também um dos instrumentos cirúrgicos veterinários há outras ferramentas que servem para auxiliar nos trabalhos que são desenvolvidos pelos médicos e técnicos veterinários.
Um processo importante desses locais é sua higienização, principalmente nos espaços reservados para a cirurgia. Assim como os hospitais para atendimento humano, a esterilização é um processo obrigatório que impede a contaminação dos paciente e agravamento de seus quadros clínicos.
A fisioterapia é outra semelhança entre os animais e os seus donos. Tendo o mesmo objetivo que o tratamento para as pessoas, a fisioterapia serve para conservar, fortificar e tratar diversas doenças musculares e nas articulações são recomendadas para os pets.
Mais comuns em cachorros, atualmente há também a fisioterapia para gatos que consiste na realização de atividades que promovam a recuperação dos movimentos, fortalecimento da musculatura e articulações e o emagrecimento dos animais sempre que necessário.
Aplicadas em diferentes faixas etárias a fisioterapia deve ser realizada sempre que o médico solicitar e deve ser acompanhada pelos profissionais especialista na área para que os objetivos propostos sejam alcançados corretamente, sem danos ou efeitos colaterais indesejados.
Assim, tanto o SOS veterinário passa a ser realizado cada vez mais rápido, com estruturas e profissionais cada vez mais especializados na área, oferecendo tratamento com resultados mais precisos, eficientes aos pacientes além de serem facilmente desenvolvidos, executados e acompanhados pelos profissionais da área.