Tipos de tosa para Shih Tzu


Cuidar das madeixas é uma questão estética no mundo dos humanos, mas para os pets, os cuidados com os pelos vão além do visual. A tosa para Shih Tzu, uma das raças conhecidas por ser bem peluda, deve ser regular para manter o bem-estar do pet.

O Shih Tzu é conhecido por sua pelagem longa, lisa e abundante, o que os deixam ainda mais fofos! No entanto, os pelos podem emaranhar facilmente e formar nós. Entenda a importância da tosa para a raça de cachorro Shih Tzu!

A importância da tosa para Shih Tzu

A tosa é um item de cuidado indicado para quase todas as raças de cães, mas para os de pelos longos e finos, como o Shih Tzu, ela é essencial!

O procedimento evita o acúmulo de sujeira, previne o aparecimento de doenças e até acidentes, como escorregar ao andar, além de diminuir a sensação de calor nas estações mais quentes do ano.

A tosa para Shih Tzu pode ser diferente para machos e fêmeas. Quem tem filhos de 4 patas desta raça costuma deixar as fêmeas com os pelos da face mais longos para facilitar os penteados.

No entanto, existem diversos tipos de banho e tosa em Guarulhos que vão além dos acessórios, unindo a fofura e beleza desta raça aos cuidados que eles precisam e merecem.

Quando começar a tosar o Shih Tzu?

Os filhotes já podem ser tosados. Porém, o primeiro requisito é que o ciclo de vacinas do cachorro esteja completo, garantindo que o pet esteja protegido ao circular pela pet shop ou centro de estética animal. Portanto, por volta dos 5 meses já é possível começar.

Um fator importante é se atentar às mudanças de pelagem que acontecem normalmente e podem durar até pouco mais de um ano de vida do seu cão. Nesta fase, a queda de pelos costuma ser maior, sendo indicada a tosa filhote.

Tosa filhote ou bebê

Este é o tipo mais adequado para o primeiro ano do Shih Tzu, mas pode ser feita em qualquer idade. Ela deixa o pet com aspecto de filhote para aqueles que já forem maiores. Ela também é confortável para o pet, pois deixa os pelos mais curtos, o que afasta o calor.

Neste tipo de tosa, os pelos do corpo e das patas ficam curtos, dificultando o emaranhamento, enquanto a cauda, as orelhas e o bigode são apenas aparados. O comprimento dos pelos da área da cabeça pode ser longo ou curto, de acordo com o que você preferir.

Tosa higiênica

Esta é a tosa recomendada para todos os cães. Ela tira o excesso de pelos, limpando a barriga, patas e genitália. Muito importante para o conforto do seu amigo de 4 patas!

O Shih Tzu tem um crescimento de pelos acelerado, então este tipo de tosa deve ser mais frequente.

Tosa longa

Esta tosa mantém a característica original da raça, que tem pelos longos. É possível aparar usando somente tesoura, tomando cuidado para que o comprimento dos pelos não atrapalhe o cão ao andar.

Se optar por este tipo de tosa, também é importante se preparar para os cuidados especiais. Como os pelos longos enrolam mais facilmente, é preciso escová-los com regularidade para que não embaracem, chegando ao ponto de causar dor ao pet na hora de desfazer os nós.

Para fazer em casa, busque escovas, pentes e produtos adequados para manter a bela pelagem do Shih Tzu em ordem, mas o ideal mesmo é contar com o serviço de um profissional qualificado em tosa. 

Tosa verão

Como o próprio nome diz, a tosa verão costuma ser escolhida pelos tutores dos pets nos dias quentes, para não atrapalhar o bem-estar do animal. Todo o corpo fica com pelos mais curtos e o rosto pode ter pelos mais compridos.

Atenção especial para que os pelos não fiquem extremamente curtos para que o Shih Tzu não fique com a pele exposta a irritações ou queimaduras de sol! Por isso é tão importante contar com um profissional, que saberá como realizar a tosa de forma adequada e segura. 

Tosa japonesa

Se quiser deixar seu pet estiloso, essa é a melhor opção! As principais características deste tipo de tosa são os pelos do focinho curtos e das patas longos, podendo ser cortados em formato triangular ou arredondados.

Normalmente, os pelos das orelhas são compridos e do resto do corpo mais curtos. Este corte facilita o uso de acessórios como presilhas e elásticos para fazer coques.

A tosa para Shih Tzu deixa os cães desta raça ainda mais adoráveis e fofos, além de ser um cuidado necessário para o bem-estar canino.