Veterinárias e especialistas em animais

animais

Os animais domésticos passaram a fazer parte da vida das pessoas de maneiras diferentes. Antes os cães eram criados para pastoreio ou servir como guarda de uma residência.

Atualmente, muitos continuam com essa função, mas também passaram a ser tratados com mais carinho e atenção, passando por treinamentos especializados e cuidados veterinários com especialistas.

Outros animais, como cães de pequeno porte e gatos, estão fazendo companhia para crianças e idosos, ou mesmo pessoas que moram sozinhas em apartamentos.

Os tratamentos dispensados para esses animais domésticos evoluíram de tal forma que eles são considerados parte da família.

Vamos conhecer algumas especialidades médicas que os profissionais da área de medicina veterinária estão estudando e ajudando a manter os animais mais saudáveis, convivendo cada vez mais com seus cuidadores.

Serviços com atendimento ampliado e preço reduzido

As clínicas médicas veterinárias eram poucas e cobravam preços absurdos há alguns anos atrás. Assim como em outros setores de serviços, a popularização de animais domésticos cada vez mais próximos aos cuidadores e muitos profissionais disponíveis no mercado, esse cenário mudou.

Muitos municípios já contam com um hospital veterinario público à disposição da população, com serviços básicos de atendimento que atendem boa parte da população e seus animais domésticos, como:

  • Assistência médica geral;
  • Diagnósticos preventivos;
  • Programa de vacinação;
  • Urgência e emergência.

O poder público que oferece esse tipo de equipamento médico veterinário está prevenindo a saúde pública, pois muitos animais abandonados são levados para esse ambiente e passam por atendimento e castração, diminuindo a população animal de rua.

Isso reflete no setor da saúde de forma generalizada, pois evita que muitos animais sejam transmissores de doenças como a raiva. Transmissores de outras doenças carregadas por pulgas e carrapatos também são mais controladas.

Para a população esse atendimento também é muito benéfico, pois tem um local para realizar exames e serviços de assistência veterinária com profissionais capacitados.

Muitas instituições são formadas por meio de parcerias com faculdades e universidades, que utilizam o hospital veterinário 24 H para que os alunos sejam capacitados de maneira prática, com acompanhamento de professores e profissionais formados.

Prevenção de gravidez indesejada nos animais

A saúde dos animais é uma preocupação constante de seus tutores. Alimentos apropriados para o tamanho de cães e gatos, além da vacinação no período certo e vitaminas para o crescimento e fortalecimento estão à disposição no mercado especializado.

Ainda assim, alguns cuidados podem ser tomados preventivamente, principalmente, quando relacionados à população animal de rua.

O controle de zoonoses público realiza a castração de fêmea e macho, tanto em cachorros quanto em gatos que vivem soltos, assim como para aqueles tutores que não querem uma ninhada em casa, sem poder cuidar de maneira adequada e sofrerem abandono.

Além disso, a castração reduz o risco de aparecimento de tumores e outras doenças relacionadas 

Três especialidades veterinárias se destacam

A medicina veterinária evoluiu com o passar do anos, atendendo de forma precisa em doenças que antes eram comuns apenas no ser humano.

Dessa forma, os profissionais estão se especializando cada vez mais, proporcionando uma vida melhor aos animais domésticos, tão importantes para as pessoas no dia a dia.

Os cursos de cardiologia veterinaria voltada para cães e gatos crescem exponencialmente entre faculdades e universidades, inclusive como matérias voltadas para a pós-graduação.

A qualidade de vida dos animais ganha novas perspectivas com o aumento de profissionais disponíveis em hospitais e clínicas especializadas. 

O reflexo disso é que os animais podem ser diagnosticados de maneira apropriada a partir de sintomas apresentados, aumentando a expectativa de vida, já que doenças adquiridas ou congênitas podem ser tratadas em tempo. 

Outra especialização muito importante é o oftalmologista para cachorro, pois muitas raças apresentam perda da visão precoce. Com os estudos realizados pelos profissionais, é possível que os animais passem por tratamentos adequados, com o uso de remédios apropriados.

Em alguns casos, cirurgias são realizadas em ambiente controlado, para garantir uma qualidade de vida digna para os animais.

Para os animais que sofrem acidentes domésticos ou precisam de cuidados básicos com o avanço da idade, profissionais têm se especializado em ortopedia veterinária, promovendo mobilidade de acordo com as possibilidades.

Vale a pena lembrar que os animais eram venerados há muito tempo pela humanidade. Os gatos no Egito eram enterrados com todas as pompas dentro das pirâmides faraônicas, e as vacas na Índia ainda são tratadas como deusas para parte da população.

Mesmo não chegando a esse tipo de veneração por esses lados, muitos cães e gatos recebem todos os cuidados necessários para ter uma vida feliz e confortável, acompanhando o dia a dia de famílias.

Por isso, os cuidados médicos veterinários devem ser levados em consideração, e os profissionais que se especializam em diferentes áreas de atuação enxergam um mercado cada vez mais crescente, que se torna positivo para todos os envolvidos.