
Cães têm uma natureza muito social. Por conta disso, sempre que os donos os levam aos lugares para passear em um cachorródromo, é comum que eles socializem com outros cães, corram e brinquem.
Isso é algo positivo, pois estar feliz e entretido é importante para a saúde dos amigos de quatro patas.
De olho nessa necessidade, cada vez mais lugares têm investido em instalações próprias para animais de estimação.
Afinal, o dono fica mais tranquilo, e ele pode ir ao parque ou se hospedar em uma pousada sem nenhuma preocupação com o seu pet.
No fim das contas, o estabelecimento sai ganhando.
Uma das opções mais interessantes para tornar um local mais agradável para pets e donos é construir um cercado para cães, também conhecido como cachorródromo.
Aprenda mais a respeito dessas soluções mais abaixo.
O que é um cachorródromo?
Um cachorródromo nada mais é do que uma área cercada onde os donos podem deixar seus animais correrem, brincarem e socializarem com outros bichos.
Por mais que as instalações para cães sejam as mais comuns, não há limites quanto à espécie, pois é possível construir um cercado para pet que abrigue diferentes bichos.
Quais as vantagens de um cachorródromo?
Por mais simples que uma instalação do tipo seja – afinal, basta escolher a área, cercá-la e permitir que os animais fiquem ali – ela traz inúmeras vantagens, tanto para os donos quanto para os pets.
Em primeiro lugar, este ambiente é ideal para que os cães possam socializar. Isso, por sua vez, é fundamental.
Assim como nós, humanos, temos muito a aprender com os mais velhos e, os pets também têm. É uma experiência muito importante para eles.
Porém, não são apenas os seres de quatro patas que se divertem ao visitar um parque para caes.
Não é incomum que os donos também façam amizade. Afinal, todos ficam juntos, supervisionando seus pets, e não é incomum que as pessoas puxem papo umas com as outras.
Da mesma maneira, construir um cercado do tipo traz inúmeras vantagens para os locais que os abrigam.
Por exemplo: pousadas que aceitam cães podem se diferenciar por oferecer um local onde os animais possam ficar seguros e entretidos.
O mesmo se aplica aos parques públicos de diversões e muitos outros lugares.
Onde o cachorródromo pode ser instalado?
Quem procura informações sobre como fazer um cercado para cachorro pode se surpreender.
Trata-se de um trabalho muito simples de se fazer.
Alguns dos procedimentos necessários são:
-
Estabelecer qual será o espaço dedicado aos cães;
-
De qual material será feita a cerca;
-
Onde serão colocadas as placas informativas;
-
O local dos portões.
Entretanto, o ideal é que o estabelecimento passe algum tempo definindo as regras de convivência para o espaço.
Veja mais a respeito disso a seguir.
Quais são os cuidados necessários com ele?
Apesar de os benefícios de se contar com um cachorródromo serem inegáveis, isso não significa que esta instalação não precise de alguns cuidados.
É importante adotar algumas medidas para assegurar a convivência harmônica entre todos os frequentadores, sejam eles humanos ou caninos.
Em primeiro lugar, é fundamental que haja regras bem específicas a respeito do uso do espaço, e que elas possam ser consultadas pelos donos no próprio local, com um mural, por exemplo.
As normas podem abordar assuntos, tais como:
-
Tempo de estadia no local;
-
Especificações a respeito de vacinas e castrações;
-
Quais raças podem frequentar o local;
-
Se há a necessidade de uma focinheira.
Caso o espaço permita que animais dos mais diferentes portes e raças possam conviver ali, é interessante tomar um cuidado especial com os mais frágeis.
Contar com cercados para cachorros pequenos ou para filhotes é uma boa opção, pois eles estarão sempre com os seus pares, e, consequentemente, mais seguros.
Outro assunto que costuma gerar tensão entre os usuários dos cachorródromos é a questão das fezes: muitas vezes, os cães fazem suas necessidades no local e os donos não as recolhem.
Consequentemente, o ambiente fica sujo em pouco tempo, principalmente em períodos mais movimentados. Assim, é importante deixar claro que os proprietários dos animais precisam se responsabilizar pela limpeza.
Por fim, é interessante que haja uma pessoa que monitore o que se passa no local. Deste modo, quem desrespeitar as regras pode ter a atenção chamada de imediato.