Animais de estimação recebem tratamento

Animais

No mundo animal, é muito comum encontrar animais que sofreram algum tipo de ferimento proveniente de um atropelamento ou um descuido dos cuidadores, já que cães e gatos não têm consciência ou conhecimento cognitivo para evitar algumas situações que podem ser prejudiciais e terminarem com uma pata ferida ou um focinho arranhado.

Atualmente, espaços dedicados para atender este tipo de ocorrência tem aumentado exponencialmente, principalmente, com a demanda crescente de animais de estimação nos lares familiares. 

Espaço dedicado com equipamentos especiais

A fuga dos animais domésticos são causa comum na ocorrência de acidentes. Cães que aproveitam a oportunidade de um portão aberto não medem as consequências ao correr para a rua.

Dependendo da região em que se encontra, como ruas e avenidas movimentadas, o acidente acontece quando menos se espera.

Mesmo um pequeno impacto causado por um carro pode ser o suficiente para que seja necessário levar o animal para a emergência canina.

A velocidade, o tamanho e tipo do veículo envolvido no acidente pode acabar prejudicando a saúde de um cachorro de diferentes formas, independente do seu porte.

Muitas vezes, é preciso socorrer de maneira imediata, pois o animal pode sofrer consequências fatais se não for encaminhado aos cuidados de um médico veterinário urgentemente.

Dentro de um ambiente higienizado e preparado para receber este tipo de atendimento, a clinica veterinaria 24 horas funciona como um centro médico para os animais ao longo dos dias e semanas, com profissionais capacitados para verificar as condições do animais e quais os próximos passos que devem ser tomados, para garantir a saúde e preservar a vida do cão atropelado. 

Exame verifica toda estrutura óssea dos animais

Este tipo de estabelecimento possui os mais variados equipamentos, desde aqueles que são dedicados para serviços simples, como castração e vacinação.

Até os mais completos, com aparelhos de última geração, como ultrassom para cachorro que pode verificar toda a estrutura canina, podendo atuar no ponto exato em que o animal sofreu uma luxação ou fratura óssea, se for o caso. 

Para o tratamento mais adequado e eficaz, esse aparelho é essencial para o diagnóstico correto observando todos os órgãos e estrutura interna.

No caso de um animal atropelado, além dos ossos, é possível verificar:

  • Rompimento de ligamentos das patas;
  • Situação pulmonar;
  • Estruturas de focinho, narinas e olhos;
  • Batimentos cardíacos

Caso ohospital veterinário público 24 horas tenha este equipamento, a identificação e os procedimentos a seguir são mais fáceis de distinguir.

As condições vão determinar a necessidade de cirurgia ou apenas a colocação de uma tala para imobilizar, por um período de tempo, para que o corpo se recuperar do acidente, e de todo o susto que ele causa.

Clínica veterinária oferece tratamento especial

A partir do retorno para a residência, o animal precisará de cuidados especiais, inclusive quanto à recuperação dos movimentos. Para isso, muitos procedimentos devem ser tomados, por parte dos tutores, e do próprio animal. 

O local machucado deve receber uma atenção redobrada, para que o animal não tenha acesso e prejudique o processo de cura. Por isso, é preciso estar atento ao comportamento ao longo do tempo, enquanto o mesmo se recupera. 

Profissionais têm se especializado em cachorro terapia, onde os animais são adestrados para que tenham um comportamento adaptado às condições em que se encontra.

Esse modelo de trabalho implica na influência comportamental, moldado aos hábitos sociais e na amabilidade dos tutores para com o animal e vice-versa. 

Reações equivocadas, como um rosnar ou latido fora de contexto pode indicar que o animal está em posição de defesa, se sentindo ameaçado, ansioso ou estressado.

Para aqueles que precisam de ajuda para voltar a andar, há espaços apropriados para a realização de hidroterapia para cães, com piscinas construídas em tamanho adequados para animais de pequeno, médio e grande porte.

Exercícios complementares ajudam no fortalecimento e na recuperação em um espaço de tempo menor, além de fortalecer os músculos prejudicados no acidente.

Cuidar de qualquer animal é uma responsabilidade muito grande. É preciso cuidar da alimentação, dar carinho e proteção.

Quando este tipo de situação acontece, é preciso procurar os locais adequados, com profissionais dedicados e especializados, que contam com máquinas e equipamentos apropriados para o atendimento veterinário. 

Além do tratamento em ambientes preparados para o atendimento animal, os remédios devem ser administrados dentro do período correto, para que a melhor companhia possa estar de volta em seus melhores dias, para os passeios no parque, na praia ou no conforto do lar, junto de seus cuidadores e toda família.