Cachorro pode comer melancia


Será que cachorro pode comer melancia? Essa é uma dúvida muito comum entre donos de animais de estimação e que divide opiniões. 

Por isso, neste artigo, vamos trazer alguns dados de profissionais, para que você saiba de uma vez por todas as respostas que tanto procura.

A melancia na alimentação dos cachorros

A melancia é uma das frutas preferidas dos humanos, por contar com um grande volume de água. Dessa forma, é uma das principais opções refrescantes para os dias quentes, especialmente no verão.

De modo geral, podemos dizer que sim, cachorro pode comer melancia. Isso se deve justamente ao fato de que, apesar de frutas doces não serem muito recomendadas para animais, essa possui o teor de água de 92%.

Dessa forma, também pode ser usada para dar uma refrescada. O teor de água garante que o cachorro ingira líquido, indispensável para o seu sistema digestivo e nutrição. 

Além disso, a melancia possui diversas vitaminas e nutrientes benéficas para o animal.

Benefícios da melancia para os cachorros

Agora que já mencionamos que cachorro pode comer melancia, vamos aos benefícios dessa fruta para os bichinhos. O nome científico para a melancia é Citrullus Lanatus, uma fruta deliciosa e muito nutritiva.

Rica em vitaminas e minerais

Poucas pessoas sabem, mas a melancia apresenta boas quantidades de vitaminas A, B6, C e potássio. Assim, além de hidratar o corpo, ela também fornece nutrientes que ajudam o organismo de modo geral.

Dentre essas vitaminas, a A é uma das mais interessantes. Elas contribui para a manutenção da saúde da visão do seu cachorro.

Já os antioxidantes, que também estão presentes na fruta, ajudam na limpeza do organismo, eliminando impurezas.

Baixa em caloria

Outro ponto positivo para a melancia é o seu baixo teor calórico. É uma fruta que não apresenta gordura ou colesterol. 

O alto teor de água da melancia a torna uma opção ideal para ajudar seu animal de estimação a se hidratar no dia a dia.

Rica em fibras

A melancia, assim como as frutas de modo geral, é rica em fibras. Quando consumidas com moderação, elas ajudam o intestino a funcionar melhor, evitando a prisão de ventre.

Uma ótima opção para a hidratação

Por se tratar de uma fruta que é basicamente água, ela é ótima para hidratar o organismo.

Comer um pedaço de melancia é quase a mesma coisa que tomar um copo de água. 

Dessa forma, um dos benefícios dessa fruta para os cachorros é justamente o seu papel hidratante.

Cuidados ao dar melancia ao cachorro

Como vimos acima, cachorro pode comer melancia. No entanto, é preciso ser cauteloso e tomar cuidado. Um deles diz respeito às sementes, que podem ser nocivas para a saúde do animal.

Por serem de difícil digestão, as sementes podem não ser inteiramente processadas pelo organismo. Dessa forma, se acumulam no estômago e acabam impedindo o funcionamento correto do intestino.

Para evitar essa situação, é importante remover as sementes antes de dar ao seu cachorro. 

Pode ser um grande trabalho remover cada uma delas, mas é um esforço necessário para garantir a saúde do seu pet.

Assim como a semente, a casca da melancia também não é indicada para a alimentação. Ela é muito dura e pode ser ruim para os animais, especialmente os mais pequenos ou filhotes.

Quando ingerida, a casca não é completamente digerida, justamente por ser muito dura. Logo, pode acabar causando problemas estomacais, como a diarreia e bloqueios intestinais. Nesse sentido, vale a pena evitar a melancia com casca.

Como dar melancia ao cachorro

De acordo com especialistas no assunto, a melancia pode sim ser usada na alimentação dos animais.

Prefira sempre as melancias bem maduras, sem casca e sem sementes. É possível até mesmo comprar melancias que já vem sem a semente, o que torna tudo muito mais prático.

Além da melancia em sua forma original, é possível inserir essa fruta por meio de receitas mais elaboradas. 

Existem gelados incríveis a base de melancia que ajudam o cachorro a se refrescar nos dias mais quentes.

Conclusão

Agora você já sabe que cachorro pode comer melancia. Essa é uma fruta muito nutritiva, além de ser muito saborosa – para pessoas e para cachorros. Então, se você quer o seu cão hidratado e bem nutrido, pode apostar na melancia no cardápio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.