Conheça os animais incomuns para se ter em casa


Muitas pessoas preferem animais diferentes do que aqueles que são tradicionais para se ter em casa, como cães e gatos.

Naturalmente, entre as espécies, é preciso buscar por aquelas que podem ser comercializadas e criadas no ambiente doméstico.

cacatua é um exemplo de animais exóticos que são criados em residências, trata-se de uma das mais de vinte espécies que compõem a família Cacatuidae, sendo muito admirada principalmente por sua plumagem branca.

Por mais que as características comumente citadas a respeito da ave seja a plumagem branca e a crista amarela, além de branca, a plumagem também pode ser preta, sendo 11 espécies com plumaço branco e 5 que apresentam a cor preta.

Já o restante das espécies são categorizadas nas seguintes colorações:

  • Galah cinza e cor-de-rosa;
  • Cacatua rosa e branca;
  • Cacatua de palmeira preta-plumada;
  • Cacatua gang-gang cinzenta.

São consideradas aves silvestres dóceis e que exigem muita atenção, ainda mais, podem ser agitadas. No que diz respeito aos cuidados, é importante citar que são diurnas e necessitam da luz do dia para identificar o alimento

. Grande parte da dieta é formada por rações específicas, além de algumas sementes, ramos para roer e frutas.

Há diferentes formas para que essas aves possam tomar banho, como voar sobre a chuva, ficarem penduradas de cabeça para baixo em lugares que apresentam água ou se esfregando em folhas molhadas.

Ao buscar por cacatua venda, da mesma forma que outros animais exóticos, é fundamental buscar por lojas de confiança que atendam a legislação.

Afinal, o tráfico ilegal de animais silvestres compromete severamente as espécies, que muitas vezes ficam em risco de extinção.

Para adquirir o animal de forma legal, é importante garantir que a nota fiscal tenha todas as informações da loja ou do criadouro, como o CNPJ.

Além disso, todas as aves que são exóticas ou silvestres e são vendidas de forma legítima apresentam uma anilha em uma das patas ou um microchip.

Os cuidados com os furões

A procura por furão preço também é alta para pessoas que buscam animais exóticos para criarem em casa, principalmente por se tratar de um animal considerado simpático e companheiro.

No caso do furão, que também é chamado de Ferret, os cuidados gerais são tão importantes como para qualquer outro tipo de animal, seja para filhotes ou não.

O veterinário não deve ser procurado somente quando o animal apresentar algum tipo de estranheza em seu corpo ou comportamento, pois visitas periódicas em locais especializados também são fundamentais.

Afinal, é uma maneira de analisar o estado de saúde e identificar enfermidades logo no início.

Normalmente, para filhotes, são aplicadas vacinas contra cinomose, uma doença contagiosa, na oitava, décima primeira e na décima quarta semana de vida, enquanto a anti-rábica é administrada na décima segunda à décima sexta.

É fundamental manter a gaiola e os locais onde os furões descansam limpos. Além disso, como também podem produzir bolas de pelo, é importante que sejam devidamente escovados.

Além disso, é preciso ter cautela com locais estreitos, pois esses animais costumam entrar neles.

Como cuidar de uma tartaruga tigre d’água?

Antes de ter uma tartaruga, é interessante ter conhecimento de quais espécies são liberadas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Uma das espécies que pode ser criada em casa e que é muito buscada é a tartaruga tigre d agua.

Essa é uma espécie que pode viver tanto em um aquário devidamente adaptado para essa finalidade ou em um aquaterrário que é adquirido pronto para uso.

Naturalmente, é necessário que o local seja substituído conforme ocorre o crescimento do animal, proporcionando assim um espaço adequado para seu crescimento.

Por mais que seja uma tartaruga de aquario, é indispensável que exista uma parte com água e outra sem com acesso facilitado para que o animal possa transitar tranquilamente entre eles. Ainda mais, é crucial que a água esteja sempre em bom estado, com a temperatura ideal e limpa.

No que diz respeito a acessórios e rações, é imprescindível buscar por produtos específicos  e de qualidade.

Um veterinário especializado pode orientar em torno das melhores alternativas, que podem envolver carne moída crua, besouros de amendoim, entre outras alternativas.

Conforme pode ser notado ao longo do texto, diferentes animais podem ser criados nas residências, porém, é crucial que sejam legalizados e regularizados pelo IBAMA. Afinal, a compra e venda de animais silvestres que não atendam esses fatores é crime.