Tanto o ramo de clínicas veterinárias quanto os de pet shop precisam oferecer serviços completos para agradar os clientes e conseguir fidelizar o público e, neste quesito, o público é tanto o animal quanto os donos.
Isso porque os donos precisam sentir confiança total no estabelecimento. Isso pode ser refletido quando o animal não fugir ao saber que irá tomar banho, mostrando para o seu dono que a experiência não é traumatizante e nem dolorosa, como costuma ser para eles.
Sendo assim, durante este artigo iremos abordar as diferentes formas de se investir corretamente neste ramo, oferecendo um serviço completo tanto no setor veterinário quanto no setor que cuida do tratamento higiênico e estético dos animais.
Tratamento intensivo para cachorros
Uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltada para cães tem o objetivo de realizar toda a parte de cuidados emergenciais e também da internação de cachorro dentro das clínicas.
Existem muitos motivos que podem levar o cachorro para a internação, os mais comuns são a ingestão de produtos tóxicos ou até mesmo venenos, engasgados com pequenas pedras ou objetos e até mesmo alguns procedimentos cirúrgicos.
A preparação do local deve ser minuciosa, com a troca constantes de todo o material que pode ser infectante como:
- Agulhas e seringas;
- Roupas de cama;
- Locais em que o cachorro se alimenta;
- Todo material que tenha contido fezes.
Além dessas medidas é preciso sempre verificar se o cachorro possui todas as vacinas e se estão em dia. A internação em uma clinica veterinaria é muito favorável para cachorros que necessitem de vigilâncias 24 horas, sempre com algum veterinário monitorando batimentos cardíacos e etc.
Vale ressaltar que na maior parte das internações os animais são sedados para não ter resistência e para que os aparelhos de monitoramento possam funcionar sem problemas.
Serviços de banho e tosa dentro de um pet shop
Após falarmos um pouco sobre a UTI, vamos entender um pouco melhor sobre os serviços de banho e tosa que são fornecidos em pet shops e podem também fazer parte dos serviços oferecidos pela clínica, entregando um benefício a mais para o dono do cachorro.
Diferenciais no banho e tosa
Hoje em dia praticamente qualquer setor tem uma briga enorme por audiência, sendo que o ramo de banho e tosa não fica atrás.
Para resolver esse problema é sempre necessário implementar diferenciais no seu serviço, principalmente se for uma clínica. Vamos enumerar agora algumas formas de melhorar e se diferenciar nesse serviço:
- Buscar o animal: Uma dificuldade muito comum, ainda mais quando falamos de banho e tosa de gatos é no transporte desses animais, pois os gatos – na sua maioria – não gostam de serem levados da sua casa e ficam agressivos no caminho. Assim, oferecer esse serviço de leva e traz se torna um diferencial e tanto;
- Serviço em domicílio: Pelo problema citado anteriormente dos animais não gostarem de esta fora do seu lar ou se assustarem em transportes, o serviço de banho e tosa em domicílio é muito eficiente e requer um investimento pequeno em determinados equipamentos que podem ser mais efetivos para serem transportados e até mesmo não sujar a casa do cliente;
- Tipos de tosa: Muitas raças de cachorros e gatos possuem um corte muito específico na sua pelagem, necessitando que certas partes tenham desenhos adequados para não gerar demasiado calor ao animal.Dentre esses tipos de cortes estão a tosa baixa e a tosa bebe. Nesse contexto, é necessário sempre aconselhar o cliente do motivo de certas tosas serem mais adequadas.
Como vimos, esse setor de banho e tosa pode se aprimorar muito para gerar uma experiência cada vez mais agradável para o cliente, tanto do dono quanto do animal.
Ainda falando sobre o banho e tosa leva e traz, é possível encontrar diversas vans no mercado que podem ser adaptadas para o transporte do animal, essas vans normalmente são alugadas.
Além desses pontos que abordamos é necessário pensar de forma estratégica na experiência que as pessoas têm com a sua clínica.
A partir disso, com criatividade e com as dicas que abordamos neste artigo não será difícil estruturar e oferecer um serviço de alta qualidade, satisfazendo os clientes e se diferenciando – e muito – da concorrência. Podemos concluir então que esse mercado pode ser dominado por quem mais inovar e fidelizar os seus clientes.