Como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo?


Certamente, para você que tem um ou mais cães, ter à vista sinais das necessidades destes animais pela casa não é uma boa situação a ser vista. Porém, infelizmente, essa é a realidade de muitas pessoas.

Mas afinal, como contornar esta situação e responder à seguinte pergunta: Como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar correto?

Para te ajudar neste problema, vamos, com este post, listar algumas medidas capazes de solucionar esta incômoda questão, e fazer com que você tenha mais tranquilidade na hora de ensinar seu cachorro a realizar esta tarefa de maneira correta frequentemente.Este tema é sempre abordado em lojas de ração e pets shop, e quem quer abrir uma loja de ração estuda muito a respeito, para orientar seus clientes da melhor forma de orientar seu pet.

Importância do aprendizado

Assim como todo o processo de aprendizagem, é preciso que se tenha uma certa dose de paciência com quem está de fato aprendendo algo.

Com os cães não é diferente, pois, mesmo após ter sido ensinados a fazer tal tarefa, podem vir a existir situações em que estes tenham uma certa “recaída” e façam coisas erradas novamente.

Entretanto, é importante que se continue a ter foco no ensino destes animais, principalmente quanto à situação de não realizar suas necessidades em qualquer lugar.

Ensinando seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Para se realizar o treinamento de seu animal com o objetivo de motivá-lo a fazer suas necessidades em um lugar escolhido por você, algumas atitudes que devem ser tomadas, dentre as quais destacamos:

  • Defina um espaço específico: O primeiro passo rumo ao sucesso nesta questão é escolher um local para que eles possam realizar suas necessidades. Com o local definido, é mais fácil orientar seu pet a sempre ir até este ambiente.
  • Insista em comandos: Os cães costumam responder aos comandos humanos desde que estes não representem perigo para eles.
  • Busque recompensá-los em caso de acerto: A cada resposta correta aos comandos, dê ao seu animal recompensas como petiscos ou intensos carinhos como forma de incentivá-los a repetir a mesma ação novamente. Você de Contagem e Região pode encontrar na Casa da Ração as melhores marcas e tipos de rações para seu cão.  
  • Remova aos poucos objetos como jornais: Uma boa opção para solucionar este problema é fazer com que seus cães aprendam a como fazer xixi no jornal, por exemplo. À medida que eles forem evoluindo com o tempo, esta estratégia pode ser calmamente substituída, pois os cães estarão em desenvolvimento no processo de aprendizagem.

Considerações finais

Como vimos, fazer com que seu cão seja obediente na questão de urinar ou defecar em lugares adequados, por mais difícil que pareça ser, não é uma tarefa impossível de ser realizada.

Isso porque estes animais também possuem a capacidade de aprendizado, desde que este processo seja conduzido de maneira fluida e responsável.

Por fim, as dicas que demos neste conteúdo foram úteis para você entender mais sobre o tema? Esperamos que sim. Se gostou deste post, siga o nosso blog e fique por dentro deste e de muitos outros assuntos relevantes para a saúde de seus pets.