Cuidados com animais domésticos além da veterinária

animais

Os tutores de animais domésticos estão cada vez mais cuidadosos, buscando os melhores serviços para o atendimento, quando precisam de atenção veterinária ou tratos recorrentes para cães, gatos e outros bichinhos de estimação.

As empresas que oferecem serviços para esse setor estão se especializando em diferentes áreas. Desde a higienização correta e adequada para cada raça de cachorro, até massagens e acupuntura que são oferecidos em clínicas veterinárias.

As lojas que se autodenominam “pet shops” estão espalhadas por todo o território nacional, atendendo os mais diversos tipos de clientes. Os tutores procuram esse local com as mais diversas finalidades, sendo que as principais são para:

  • Compra de alimentos;
  • Higienização do animal;
  • Consulta veterinária;
  • Aplicação de vacinas.

A evolução que esse mercado tem gerado é um reflexo do aumento do carinho para com os animais, tanto os domésticos quanto aqueles que estão na rua. 

Organizações não governamentais e o poder público têm trabalhado em conjunto para diminuir essa injustiça, que trata do abandono animal. Eles são recolhidos, tratados, vermifugados, esterilizados e colocados para adoção.

Clínicas modernas para atendimento apropriado

Antes de tudo, a saúde de um animal deve ser acompanhada de perto, pois muitos problemas podem passar despercebidos e ocasionar problemas maiores, significando mais gastos. Por isso, a visita à clínica veterinária deve ser realizada periodicamente, principalmente para garantir as vacinas em dia.

Para prevenir a saúde dos animais de estimação, as clínicas estão preparadas para realizarexames laboratoriais para gatos e cachorros, promovendo diagnósticos precisos em relação a doenças pré-existentes ou relacionadas a situações específicas. 

Conforme os resultados apresentados, os médicos veterinários indicam o tratamento mais adequado, seguindo os sintomas e até mesmo o histórico apresentado. A medicação é indicada e os cuidados devem ser tomados o quanto antes.

Como nem sempre é possível ficar de olho nos animais, seja por causa do trabalho, ou porque eles são mesmo muito peraltas e estão brincando longe da vista dos tutores, acidentes podem acontecer e só ser percebido pela mudança de atitude.

Pela agilidade e destreza, muitas vezes é necessário levar o companheiro de quatro patas para uma clínica veterinária para fazer um raio x pata de gatoe descobrir por que ele está mancando, ou se movimentando devagar.

A formação corporal dos bichanos é bastante elástica mas, ainda assim, se houver uma ruptura de nervo ou lasca de ossos, é preciso imobilizar e medicar para evitar a dor, até que o corpo se recuperar completamente.

Companheiros em festas e viagens

Os animais passaram a fazer parte das famílias de tal maneira que é possível encontrar locais e serviços antes exclusivos para os humanos. 

As pet shops oferecem um espaço dedicado para a realização de festa de aniversário de cachorro, com brinquedos, comidas e bebidas que são produzidas atendendo todas as especificações técnicas veterinárias.

Esses salões são apropriados para a recepção de anfitriões e convidados, com música em volume adequado e, dependendo do contrato firmado, até mesmo o acompanhamento de adestradores para dar dicas e ensinar alguns truques que podem ser praticados em casa.

As viagens com os animais também passaram a entrar no calendário das famílias, não mais deixando o bichinho sozinho na residência, dependendo do apoio de vizinhos ou parentes.

Há hotéis que oferecem um espaço adequado, com creche para cachorro como serviço extra, e diversas mordomias, como ração apropriada e espaços abertos para a alegria dos animais, sem precisar ficar preso em um local fechado.

Salões de beleza com produtos para animais

Os cuidados veterinários são essenciais para a saúde dos animais, em todos os momentos da vida. Isso inclui a higienização recorrente, que deve ser realizada de acordo com indicação médica veterinária.

As lojas especializadas oferecem o serviço de banho e tosa para animais com pelos longos, médios e curtos. Cada raça possui um shampoo adequado, inclusive quanto a coloração da pelagem, para não descaracterizar o bichinho.

Os tutores devem verificar se o ambiente que está levando o animal de estimação possui os equipamentos adequados para a higienização, como duchas de água com temperatura apropriada, produtos de limpeza aprovados por conselhos veterinários e um soprador para petutilizado na hora do enxágue.

A companhia de animais de estimação tem sido um alívio para as pessoas, independente da faixa etária. Para as crianças, impõe a sensação de responsabilidade para alimentar e limpar as áreas que precisam de higienização adequada. 

As famílias valorizam a presença de um cão como guardião residencial, podendo ser aquele que ladra nos momentos adequados, indicando quando alguma coisa está errada. Até mesmo para os idosos, a presença de um animal estimula a mente e oferece alegria, conforto e companheirismo.