Qual a melhor idade para adestrar meu cachorro ?


Será que realmente sei qual a melhor idade para adestrar meu cachorro ou estou apenas acreditando no que dizem por aí?

Pensando nessa questão, separamos um artigo mais que especial para acabar com todas as suas dúvidas, eliminando mitos relacionados ao adestramento.

Então, pegue agora o seu bloquinho de notas e não perca mais tempo e torne assim a sua rotina mais fácil e a vida do seu pet mais feliz.

Vamos lá?

Qual a melhor idade para adestrar meu cachorro?

A princípio, é importante destacar que o adestramento de cães é algo que sempre levanta perguntas. 

Seja porque você não sabe por onde começar ou mesmo por não saber se realmente é algo possível.

Neste cenário, vale destacar que não existe uma regra absoluta. De acordo com os especialistas, todos os cães, de todas as idades, podem aprender uma série de comandos, desde os mais simples até os mais complexos.

Entretanto, a dificuldade em ensinar varia de acordo com a idade dos pets.

Para entender melhor, basta pensar em um ser humano comum. Ainda que todos possam aprender, é mais fácil ensinar uma criança a mexer em um celular do que um idoso.

Afinal, o idoso já tem uma série de crenças, costumes e hábitos difíceis de eliminar.

Logo, isso pode interferir de alguma maneira no processo de aprendizagem. Com os cães, acontece o mesmo.

Portanto, quando os cães ainda são filhotes, eles são mais susceptíveis a aprender, porque ainda não internalizaram hábitos considerados ruins.

Já os cães adultos ou mais velhos possuem hábitos desde que eram pequenos, sendo que é mais difícil mostrar que eles devem fazer algo de forma diferente.

Exemplo prático

Suponha que você queira ensinar o seu pet a urinar apenas em um local da casa, como em um tapete higiênico que fica na lavanderia.

Dessa forma, você precisa ensinar onde fica o tapetinho, para que ele entenda o que é esperado dele.

Começando o ensino quando ainda é filhote, e recompensando quando ele faz corretamente, o cão aprende em poucos dias onde e o que deve ser feito.

Já quando os cães são adultos ou idosos, não se trata apenas de ensinar um novo comportamento.

É preciso mostrar que o comportamento errado é “ruim”, que ele não vai ganhar nada ao continuar com o comportamento antigo. Logo, o tempo para ensinar será maior.

Afinal, qual é a melhor idade para adestrar um cachorro?

A partir de tudo o que foi falado até aqui, dá para saber que é mais fácil ensinar cães mais novos.

Enfim, muitos veterinários e adestradores apontam que o ideal é começar a partir do nascimento. Sendo que, durante os três primeiros meses, é a fase mais fácil para ensinar e esperar aprendizados rápidos.

Vale destacar que, quando ensinados estes pequenos, os cães permanecem com aquele comportamento pelo resto da vida, o que torna a vida mais fácil e tranquila para todos.

Portanto, vale a pena começar os seus cursos online para aprender mais sobre como ensinar o seu peludo.

Mitos sobre adestramento

Por fim, é importante destacar que no momento de se perguntar qual a melhor idade para adestrar meu cachorro, diversos mitos podem surgir, sendo essencial entender e desmentir cada um deles:

1. A ideia de que adestrar é limitar ou transformar o cão em um robô

Esse é um pensamento comum e, geralmente, surge devido a filmes, séries ou mesmo por conta de treinamentos policiais.

Veja, o objetivo geral não é mudar completamente o cão, mas ensinar coisas básicas. Com isso, evita-se brigas, dores de cabeça e cobranças excessivas.

Os cães são animais inteligentes e capazes de entender comandos, o que não significa que isso neutralize os sentimentos, afinal de contas, são recompensados quando fazem algo corretamente.

Ao mesmo tempo, além dos comandos, você vai dedicar amor e tempo com brincadeiras, quebrando essas barreiras.

2. Os cães só obedecem adestradores

Na maior parte das vezes, esse mito surge porque os donos não sabem ou não se dedicam a aprender os comandos.

Não à toa, qualquer curso online com certificado mostra a necessidade de definir exatamente como serão os comandos e a rotina de treino.

Em suma, os adestradores conseguem manter isso com mais firmeza, o que facilita o ensino e os cães seguem mais rapidamente o comando.

Logo, não se trata de quem, mas sim, de como você está fazendo.

3. É impossível adestrar cães adultos

Essa mentira é uma das que levam muitos tutores ao desespero, principalmente em casos de adoção.

Veja, ainda que possa demorar um pouco mais, os cães podem aprender em qualquer idade, sempre com o método correto e regular. Ou seja, você precisa ter uma rotina e mostrar o que espera do pet.

Lembre-se que os cães são inteligentes, mas também seguem hábitos e precisam de reforços.

Então, não adianta ensinar em um dia e deixar ele fazer errado nos outros seis dias da semana, é preciso ter constância.

4. Independentemente do tamanho, o adestramento é importante

Além de saber qual a melhor idade para adestrar meu cachorro, vale dizer que esse treino independe da raça ou porte.

Existe uma ideia de que cães grandes devem ser adestrados, por representarem um “perigo” maior. Mas a verdade é que cães pequenos também podem morder, arranhar, latir, brigar e serem possessivos.

Ou seja, adestrar é evitar esse tipo de comportamento, que quase sempre resulta em problemas a curto ou longo prazo.

Todos os peludos podem ser muito dóceis ou não, querem o próprio espaço, descanso e comida boa, porém, também podem sentir ciúmes ou até que são os donos do ambiente.

Portanto, definir limites é algo essencial para o bem-estar, qualidade de vida e uma convivência feliz.

Tenha em mente que os cães obedecem por interesse e possuem personalidade distintas, daí a importância de um bom petisco.

Assim, alguns gostam de brincar mais, outros menos, alguns são mais temperamentais, etc. Respeite isso e descubra meios de ensinar e lidar com essas peculiaridades.

Por fim, ainda restou com alguma dúvida? Se sim, comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar você ou aproveite e compartilhe as suas dicas com nossos leitores.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.