Como cuidar de um filhote de pitbull


Quem não se apaixona por aquele olharzinho cheio de graça pedindo carinho, que só os filhotes tem? Que eles são irresistíveis todo mundo já sabe, o que muitas vezes as pessoas não sabem é como cuidar de um filhote. 

Agora, imagine como cuidar de um filhote de pitbull, que é tida como uma raça extremamente perigosa e violenta? 

Calma, nem tudo é o que parece ou o que dizem. Vamos ver neste artigo algumas dicas de como cuidar de um cachorro pitbull filhote e conhecer mais sobre esta magnífica raça.

Cuidar de filhote de pitbull não precisa ser complicado 

Cuidar de um filhote de pitbull como é cuidar de um filhote de qualquer outra raça será sempre exigente. Requer conhecimento sobre a raça, tempo, dedicação e, antes de tudo e mais nada, muito amor. 

Um filhote vai exigir tudo isso de você e muito mais. 

Antes de adotar, ou até mesmo comprar um filhote de pitbull, é necessário refletir sobre essas questões e tomar uma decisão consciente: e daqui a dez, quinze anos, ainda terei paciência, tempo e amor para dar ao meu cão?

Decisão refletida e tomada, parabéns! Você vai ganhar um grande e leal amigo, que o amará por toda sua vida. 

Para quem busca um cachorro forte, atlético e imponente, o Pitbull vem ao encontro de todos os quesitos. Mas o que todos aqueles que são criadores e amantes da raça são unânimes em salientar é que, apesar de ter esse ar de valentão, o Pitbull é um cachorro extremamente amoroso e de comportamento dócil, sobretudo com as crianças, sendo considerado até mesmo como um “cachorro babá”. 

A seguir, vamos ver algumas dicas de como cuidar de filhote de pitbull:

Treinamento:

O que vai dizer se um cão, independente de sua raça, será um cachorro anti social e violento ou dócil, amoroso ou até mesmo, um cão de serviço, será a criação que receberá. 

A maneira como um cão é treinado vai determinar seus atos e seu temperamento. Portanto, comece até mesmo antes de adquiri-lo, a se informar quanto ao adestramento desta raça. 

É importante que, desde cedo, o filhote seja exposto a novos sons, pessoas, outros animais, situações novas ou de um canil de pitbull. Contratar um bom adestrador também é algo interessante, caso você mesmo não se sinta preparado suficiente. 

Experimente começar com os comandos simples, como “vem”, apontando para seus pés; “senta”, erguendo sua mão em punho ou “fica”, sinalizando pare com sua mão aberta. 

Você também pode ensinar seu filhote a parar de morder e roer os móveis, demonstrando insatisfação ou colocando-o isolado por alguns minutos, para que se acalme e você possa conversar com ele, sempre reforçando os bons comportamentos. 

Presenteie o cão com um petisco ou passe a mão na cabeça dele, fazendo festa, toda a vez que fizer algo bom ou acertar um comando.

 Jamais, em hipótese alguma, bata no seu cachorro. Tal atitude só fará com que ele fique agressivo e tenha medo de você. Lembre-se que, enquanto filhote, ele cometerá muitos erros. Tenha paciência. Isso fará com que ele entenda que quem manda na relação é você. 

Outro ponto importante é que o filhote de Pitbull se acostume a ser tocado por você e pelas outras pessoas da casa. Isso gerará nele a confiança e a obediência.

Alimentação:

A alimentação do animal também é algo muito importante, pois cada raça tem necessidades específicas e cuidados que precisam ser bem observados para que o filhote cresça de forma saudável e feliz. 

Uma dieta nutritiva, com alimentos de qualidade e água, bastante água fresca garantirá saúde ao seu filhote, o que o levará a ser um animal adulto feliz. É recomendável dividir a alimentação do cão em várias porções durante o dia, evitando problemas digestivos. 

Consulte um veterinário sobre as opções em ração que existem no mercado e a quantidade que a raça Pitbull necessita consumir ao dia enquanto filhote.

Ambiente:

O ambiente o qual o animal passará maior parte do seu tempo também precisa ser planejado. O Pitbull é um cachorro que adora dar suas “passeadinhas”.

 Portanto, é preciso que o local seja cercado, murado ou com uma grade resistente, com ao menos cerca de 1 metro e 85 centímetros. 

Lembrando que grades podem ser escaladas se tiverem a malha muito aberta. Opte sempre por algo que, além de impedir que o cão pule ou escale, impeça-o de ver a movimentação, o que pode deixar o Pitbull nervoso, caso a calçada seja próxima e com muito barulho ou movimentação.

Cuidados:

As visitas ao veterinário devem ser regulares, para que seu filhote esteja vacinado e protegido de doenças. Não deixe de administrar vermífugos e remédios contra carrapatos. 

Fale com seu veterinário sobre a castração logo cedo. Tenha o cuidado de não atrasar o período de cada vacina. O filhote necessita ir ao veterinário, no mínimo, uma vez ao ano.

Uma vida saudável também requer atividade física. Você vai cuidar tanto do Pitbull filhote como cuidar de sua saúde também. 

Ponha um tênis no pé e leve seu amigo para passear por quinze minutos, todos os dias. Incentive-o a caminhar, correr, saltar, perseguir. Isso fará com que ele gaste energia, fique ativo e feliz. 

Treinar os comandos durante os passeios e brincadeiras é uma ótima forma de fortalecer os vínculos e estimulá-lo mentalmente. 

O Pitbull é uma das raças mais inteligentes que existe! Aproveite e estimule-o bastante. Um cão entediado é um cão que destrói o que não deve, tenha sempre isso em mente.

Promova interações do filhote com outros cães e supervisione. Aparte o animal antes da briga começar e acalme-o falando com ele de forma suave. 

Alguns consultórios veterinários promovem aulas de socialização entre filhotes ou adultos da raça. Outros, promovem programas de terapia canina, com a participação do dono do animal. 

Supervisione, também, toda e qualquer interação do cão, desde filhote, com as crianças. Os pequenos adoram os filhotes, mas nem sempre foram orientados pelos pais ou tutores de como se aproximar de um cachorro. 

Qualquer incidente será responsabilidade sua, portanto, próximo de pessoas estranhas ou outros animais, ou em locais abertos, mantenha seu filhote de Pitbull na guia.

Com nossas dicas de como cuidar de pitbull filhote, você e seu novo amigo compartilharão de ótimos momentos juntos.